quarta-feira, 9 de Fevereiro de 2011

A história de Lilith, a primeira mulher de Adão que foi banida da Bíblia


No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." Porém no segundo capítulo, versículo 18, está escrito: "O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e no versículo 22 do segundo capítulo Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.". 

Mas no primeiro capítulo Deus já não havia criado o homem e a mulher a sua imagem e semelhança? Porque ele criaria outra, a Eva, como acontece no capítulo 2?

No versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada.". Mas como assim "esta sim", Adão? Quer dizer então que já houve outra mulher??? 

Lilith, em gravura de John Collier (1892).

É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith. Segundo a mitologia Hebraica, depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith.

Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita do mesmo pó que tu e por isso sou tua igual." Quando Lilith reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher. 

Inconformada, ela abandonou o Éden, fugiu do paraíso e foi para o Mar Vermelho. Lá ficou livre, conheceu e teve relações com diversos demônios. Adão pediu a Deus sua companhia de volta, Deus mandou 3 anjos buscarem Lilith no Mar Vermelho e trazer ela de volta ao Paraíso. Quando os 3 anjos encontraram Lilith ela respondeu que não poderia mais voltar, pois já tinha desonrado seu marido se prostituindo com os demônios. Adão ficou sozinho, então Deus criou Eva e essa história vocês já conhecem...

Lilith juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael, o anjo da morte, Samael deu-lhe a conhecer o prazer de Adão não era capaz de oferecer, e com ele teve vários filhos demoníacos. Desde então, Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. 

Ao contrário de Eva que morreu como um ser humano, Lilith alcançou a imortalidade, casada com Samael, tornou-se amante de Lúcifer.

Lilith é também referida na Cabala (sabedoria que investiga a natureza divina) como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido.

Por que Lilith foi banida da Bíblia?


Atualmente, na Bíblia o nome de Lilith só aparece uma vez em Isaías 34:14: E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si.

Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilite é substituída por demônio ou bruxa do deserto.

Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, a interesse da Igreja Católica, para reforçar o papel das mulheres como devendo ser submissas, e não iguais, ao homem.

Atualmente o motivo pode ser o contrário. Hoje em dia, muitos religiosos interpretam o trecho da Bíblia: "As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor" (Efésios 5:22) no sentido da mulher ser protegida do marido, não no sentido de ser inferior a ele. Mas essa interpretação não seria possível se a história de Lilith, que prova justamente o contrário, ainda estivesse na Bíblia. Então para que nós não achássemos que Deus seja também um machista (já que ele mesmo diz a Lilith que a mulher devia ser inferior ao homem pois era a ordem natural da vida), a história de Lilith foi retirada da Bíblia e não é mais contada nas traduções modernas do livro sagrado, sendo considerada apenas parte da "mitologia" hebraica.

51 comentários:

ZaNa disse...

Nus interessante de onde eh a fonte ou sabe dizer se eh apostasia ou real ? algo q comprove isso ou eh historia inventada msm, to Seguindo o blog bjs

Sataniel disse...

Bastante interessante sim, e amuito nao ouvia falar de Lilith e me fez lembrar bem o que ja sabia dela, se bem que tem muito mais a ser dito dela, esta Otimo.

Gabriel França disse...

O post foi atualizado com mais conteúdo. Espero que agora tenha esclarecido suas dúvidas.

ianna disse...

Acho que pra mim esse post fica entre os melhores posts do Blog.Gosto posts polêmicos é raro achar em outros Blogs.Eu,como boa TEÍSTA (é diferente de ateu.Basta procurar o significado)tento não pensar nessas coisas.Apenas acredito.Mas sei que tem muita coisa ocultada pela igreja e por isso não acredito nas instituições.(já respondendo oque é teísta)E mais uma vez digo:Excelente post.Bjs amigo =*

Alexandre Santos disse...

Amigo, é preciso estudar a bilbia pra saber a linguagem original, quando a biblia diz que criou o homem e a mulher conforme a sua imagem e semelhança, note que o texto diz: macho e femea o criou... A palavra criou aqui no hebraico se chama Barah, criar algo ou alguem de uma coisa quenao existe, nao precisa de materia prima pra criar pra esse verbo no hebraico. ja no capitulo 2 onde ele diz que formou a mulher da costela, a palavra formou tb no hebraico se chama Asah, e significar criar algo ou alguem de uma coisa que ja existe, ou seja, usou uma materia prima, no caso a costela. ai vc pode me perguntar: e os que foram criados no capitulo anterior? pois bem, Deus apenas criou o espirito humano, apoós formar o boneco do barro, a biblia diz que ele soprou em suas narinas e o homem passou a ser alma vivente. a teologia acredita que no momento que Deus sopra no nariz do homem e que o espirito de vida entra dentro do boneco, entra tb o da mulher junto, dai vem a logica que Deus tira a costela e faz a mulher, pois a biblia diz que so quem recebeu o sopro de vida foi o homem, ja a mulher so foi feita da costela, pois ja havia o espirito de vida nela. espero que tenha entendido. abraço grande^^

sonho de Ísis Brasil disse...

Então ,Lilith , né ... Tá , quando souber mais me conta , víu ; hhhhaaahhaaaahhhh ... Você alegra meu " espirito " !! ...

Anónimo disse...

Ao consultar a biblia não diz nada disso ... é como um homem colocou no comentario a cima ..tem que estudar mais a biblia e não sair falando de coisas q não sabe ao certo..;)
Fica a Dica

Gabriel França disse...

Mas o post fala justamente sobre isso, a história da Lilith é polêmica demais e o homem "achou melhor" retira-la das traduções modernas da bíblia enganando, assim, as pessoas, principalmente aquelas que não pesquisam e aceitam numa boa, sem questionar nada, qualquer coisa que lhe é empurrada.

Anónimo disse...

ONDE VC ENCONTROU BASE PRA ESSA AFIRMAÇÃO DECLARADA? QUAIS FORAM AS SUAS FONTES DE PESQUISAS PARA A PUBLICAÇÃO DESSE POST?
CUIDADO!!!!! DEVEMOS NOS APROFUNDAR MAIS, NO ESTUDO DE ALGO QUE QUEREMOS EXPLICAR!!! HODIERNAMENTE, EM UMA SOCIEDADE TÃO CONTROLADA PELA IMAGEM E DESTITUÍDA DA IMPORTANCIA DO SENTIDO DA COMPREENSÃO E PERCEPÇÃO, BEM COMO, DAS PALAVRAS,NÃO É DE SE ADMIRAR QUE, APAREÇAM HOMENS E MULHERES FALANDO DO QUE NÃO CONHECEM PROFUNDAMENTE,CONTRAPONDO O METODO DE ESTUDOS DOS CIENTISTAS E FILÓSOFOS, OS QUAIS PRIMEIRAMENTE DEDICAM ANOS DE ESTUDOS, ATRÁS DE FONTES FIDEDIGNAS, NA MAIORIA DAS FAZES, PARA CONSUBSTANCIAR SUAS TESES.

Anónimo disse...

ONDE ESTÁ ESCRITO: NA MAIORIA DAS FAZES, LEIA-SE: NA MAIORIA DAS VEZES.

Gabriel França disse...

Li uma vez sobre isso em algum lugar, então pesquisei mais e encontrei essa polêmica na própria Wikipédia. Não me contive em fazer um post evidenciando o assunto.

Maria Gabriella disse...

Nossa amei essa historia, meu professor esta discutindo sobre como Deus criou a mulher e comentou sobre Lilith, gostei muito e resolvir pesquisar mais e encontre este blog, amei a gistoria de lilith ficou muito mais real do que a de eva e adão e mais emocionante. Só que a hitoria que meu professor contou foi um pouco melhor Caim filho de Adão e Eva, mata sua irmã e é espulso de eden e se casa com Lilith tem filhos e assim começa a umanidade acho que parece mais real.

Tamires disse...

Isso é um absurdo completo.
1° quando diz deus criou o homen a sua imagem e semelhança quiz dizer que criou exatamenteo HOMEM, e tambem por esse motivo que ate os dias de hoje mulheres e homens no geral é chamado como homem, pois foi o primeiro ser humano criado por deus;
2° Deus apenas disse que a mulher ficaria submissa ao homem depois que foram expulsos do paraiso, leia bem a biblia que vc vai encontrar isso. Essa historia parece ate mitologia, se essa uma existiu ou não eu nao sei pois não vivi nessa epoca para confirmar, mais pelo menos nestes dois pontos acima eu digo que eu tenho certeza. Qualquer um que leu pelo menos o começo da biblia pode dizer isso.

Gabriel França disse...

OK Tamires, mas se tem uma coisa que aprendi fazendo essa matéria é que não dá pra confiar na bíblia, já que, com certeza, ela foi muito alterada ao longo do tempo.

tamires disse...

não foi vc mesmo quem disse que em uma parte da biblia ha um trecho que fala sobre um demonio do deserto que pode ser essa primeira mulher.
Nessa propia materia você citou varias partes da biblia onde "talves" seria um relato nas entrelinhas de lilith. Se a biblia é algo duvidoso então não deveria ser usada para se fazer uma materia.
Mas Gabriel tenho que admitir que suas materias saõ realmente interessantes, gosto de le-las.

MARCELO PISTILE disse...

VIU, PRA QUEM TA INTERESSADO NESSA HISTORIA DE LILITH,, NO PRIMEIRO CAPITULO, DEUS DIZ QUE FEZ HOMEM E MULHER, AIH JA FALAM QUE ESSA EH A LILITH,,, LEIA O CAPITULO DOIS,, SIMPLESMENTE "DETALHA" A CONFECÇAO DE HOMEM E MULHER,,,, COISA SIMPLES DE ENTENDER,,,EH SOH LER COM ATENÇAO,,,NAO EXISTE LILITH.

Patty disse...

hum... ja ouvi a historia da Lilith antes. Pelo o que dizem a Lilith virou um demonio e os Judeus acreditam que aquela doenca que as criancas morrem dormindo eh a Lilith que rouba a alma das criancas. Por isso as cantigas de dormir chama se lullaby(lilith bye), que cantavam as criancas para que espantem a Lilith. Bom, nao sei se eh verdade, mas foi a historia que ouvi.

Ricardo L. Bhickiman disse...

è marcelo vc realmente é muito inteligente, consegue entende algo que os cientistas vem pesquisando a anos e ainda não acharam respostas concretas.
simples de entender ñ é. Fala ai entao aonde tem mais evidencias sobre a lilith.Uma coisa que é ainda mais facil de entender é que o homem só descubrira aquilo que Deus quiser que ele descubra, (quando eu digo homem é o homem e a mulher tá)mais eu não preciso explicar né afinal é coisa simples de entender então vc ja deve ter entendido.

Sol Radke disse...

Gostei, já conheci muitas versões para história de Lilith, mas essa é boa mesmo. Quanto aos comentários das pessoas injuriadas, li que uma delas disse que, se a bíblia se trata de algo duvidoso não deveria ser usada para debate numa matéria. MEUS SAIS!! Justamente por isso deve ser debatida e publicada!!! E DIGO MAIS "BÍBLIA É TAMBÉM LITERATURA", é digna de ler, avaliar, comentar e indicar como qualquer livro que existe nesse mundo! Abraços ao autor.

sonho de Ísis Brasil disse...

É amigo , Lilith ta dando o q falar , parabéns pela sua postagem !!! Bjs

hulk disse...

Com certeza,DEUS criou homem e mulher simultaneamente,depois fez outra mulher que deram o nome de eva,porém criou duas mulheres naquele tempo.

hulk disse...

Estou de acordo com Sol Radk, a bíblia deve lida compreendida e comentada pois existem muitas contradições em seu conteúdo.

Anónimo disse...

Esse debate vai longe!

Anónimo disse...

Nem só essa passagem da humanidade como tantas outras foram ocultadas da escritura como a vida privada de Jesus dos 13 aos 32 anos pois a igreja não teria nenhum interesse nas ocorrências para beneficio próprio, ou seja a nossa Bíblia traduzida não será tão sagrada como as igrejas pregam!!

jose sousa disse...

É melhor pesquisar mais pois houve interferencia por parte dos anunakis na genética humana quando eles exploravam o ouro na africa e em outros lugares.o dna já era conhecido e as pesquisas mostram que eles clonaram pessoas que no começo não reproduziam mas depois conseguiram com exito a reprodução humana.Na biblia eram chamados de filhos de deus,nefilins anakins.Eram os gigantes da época.

Anónimo disse...

O idioma hebraico tem muitos misterios a ser desvendado, certamente a maioria das pessoas acham q nao é possivel ser verdd, pois nao conseguem chegar ao nivel de entendimento da Cabala! é preciso ter sabedoria mergulhar nos profundos conhecimentos q ainda temos, muitos livros foram destruidos por Roma, mas ainda Ha maravilhosos livros a nossa disposicao, coisas que so entenderam as pessoas q sao guiadas pelo Ruach hakodesh (Espirito O Santo, que é o Espirito do Elohim vivo ( e nao outro ser, como dizem). O conhecimento do Eterno de Ysrael, vai muito alem, e poucos entendem e aceitam. como a lilith. Que Yeshua nos dê entendimento sobre os misterios que é nos revelado dia apos dia.

Anónimo disse...

Super interessante. Minha professora de história da educação disse, e eu pesquisei para confirmar, mas como a matéria e ela disse, são suposições.

Milla/Dani disse...

Bom Achei uma Boa Explicação!

Sanfelice disse...

Meus caros, sempre existe algo em oculto que Deus Não permitiu, e nem revelou ao home. devemos então crer que tudo pode ser verdade sobre Lilith.
Abraços,

hulk disse...

Olá concordo com Sanfelice,pode ser verdade sim,e além do mais a bíblia cita na sua escritura 27 livros que sforam julgados apócrifos ...porém onde estarão eles???
quem sabe,em algum deles não faz referencia a Lilith.

Anónimo disse...

Que ridiculo pessoas discutindo sobre a Biblia --' a matéria é interessante sim e há muitas outras fontes que dizem praticamente a mesma coisa do que ela, e como já falaram, é um assunto polêmico, assim como a biblia em si... quem pode provar que o que está nela é de fato verdadeiro? Informem-se vocês sobre o outro lado das coisas para depois virem encher o saco de quem tem uma segunda opinião sobre as coisas.

Anónimo disse...

acho que estao todos errados a primeira mulher foi eva nao existe nenhuma lilith pessoas que nao compreende as escrituras sagradas nao podem falar besteiras

rReginaldo disse...

shalom a todos ,mais gostaria de dizer que a biblia possui 52.000 mil adulteraçoes e a biblia foi feita por roma ,logo a muita coisa de roma nela então deixo um conselho procurem fazer Teshuvá ,pq ai vcs encontraram a verdade e a salvaçao

andré Alexandre disse...

Quanta bobagem!!! da onde vc tirou essa história meu filho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem base sem nada concreto pra se apoiar

andré Alexandre disse...

para sol radke

bíblia algo duvidoso ?
como assim ? sua ignorãncia me assusta , vc leu ? estudou ? pesquisou? quando for falar algo de alguma coisa que vc desconhece ou não está a sua altura , limite-se a fazer comentários que irão constrange-la

Gabriel França disse...

Não André Alexandre, a SUA ignorância é que me assusta e de todo esse pessoal que acredita cegamente na bíblia e tudo que um pastorzinho qualquer diz sobre ela, sem ter coragem de contestar nada, com medo de ir pro "inferno"

Anónimo disse...

Gabriel França não guardamos os mandamentos de Deus e vivemos sobre ele por medo de ir pro inferno , mais sim por ama - lo e como a bíblia nós diz aquele qq verdadeiramente me ama guarda os meus mandamentos João 14 , amamos a Deus acima de todas as coisas e confiamos nele e não em pessoas qq invetam historia para chamar a atenção dos outros .

Deise Fernandes disse...

Muito bom, ja tinha ouvido essa história.

Anónimo disse...

Adorei! E sim a biblia ainda tem mto a ser estudada,pois nela contem mta coisa q ainda nao foram ditas,e a historia de Lilith e uma deles,e sem falar q faz mto sentido poia a blibia e mto machista,pq desde qndo a mulher deve ser submisa ao homem affz,somos iguais.

Anónimo disse...

Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, (Eclesiástico), Sabedoria. Quem conhece estas palavras, pode se acalmar... E certamente estes livros não ensinam a submissão.

Anónimo disse...

Ps. Há quem goste de Platão
Há quem goste de Cristo.
Pela sofisma um tenta reprovar o outro. Tomemos cuidados para não brigarmos a toa por coisas complexas e eternamente inexplicáveis. Isto é bobeira meus amigos. Discutamos sobre Lilith, ou qualquer outro assunto sem exceder, c não nós mesmos seremos o demônios... Por tanto para que acreditar em mais, se somos mais palpáveis. Abraço, paz a todos...

Anónimo disse...

Ouvi falar muito sobre ela através de uma amiga, achei bastante interessante parabéns!

Liliana Trindade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liliana Trindade disse...

PESSOAL, PRESTEM ATENÇÃO!!

No capítulo 1, Deus está falando O QUE Ele fez do 1º ao 7º dia semm detalhamento, já no capítulo 2, Ele está explicando COMO Ele fez.
No capítulo 1, em nenhum momento Deus fala como criou o "Homem" (homem e mulher), Ele não diz que foi do pó da terra, isso Ele diz apenas no capítulo 2 quando ele EXPLICA como os fez.
Deus diz que olhou entre o animais e não viu adjutora que estivesse COMO DIANTE DELE(Adão)-Gn.2:20, isto é, que se PARECESSE, FOSSE SEMELHANTE A ADÃO, por isso Adão diz "ESTA SIM" - Gn.2:23- Por que Eva era SEMELHANTE a ele!

Leiam com ATENÇÃO, e compreenderão o que eu disse!

Deus abençoe a tds!

vander disse...

vc cita no deu artigo que Eva morreu mas lilith alcançou a eternidade, Se lilith alcançou a eternidade cade ela hj? pq ninguem mias ouvi falar nada sobre ela?

Anónimo disse...

Vixe apareceram os defensores da bíblia a wikipedia de papel..kkkkkk. Já foi alterada milhares de vezes e quem mais ferrou com ela foi o constantino. Pouco do que está na bíblia é do começo dos tempos...Acordem

hulk disse...

Todos alcançaremos a eternidade,pois somos Espíritos e Espíritos são eternos.

Anónimo disse...

kkkkkkk...Bela estorinha, mas nao se trata de uma brecha na biblia que deixa duvidar sobre uma outra mulher mas sim um grande erro de interpretaçao, alias esse é o problema de muita gente: interpretaçao. E o engrassado é que um monte de gente quer dar credibilidade a uma estorinha completamente ficcional.
Nao digo mais nada muitos ja explicaram aqui, leiam com atencao a biblia gente qualquer um percebe que o primeiro capitulo se trata apenas de uma previa sobre o que Deus criou e o segundo ja é a historia mais detalhada. Mas claro, aguardo novas estorinhas dessas, e quer uma dica? leia o apocalipse vc vai achar mil e uma novas estorinhas de textos "confusos" que tem la rs. Abraços.

Alpha Polimento e Cristalização de Autos disse...

É questão de semântica, interpretação de texto. O texto sem o seu contexto é um pretesto.

Marlon Azevedo disse...

A história de lilith é interessante sim apesar de ser estranha.
Não teria como esta estória fazer parte do capitulo 1 da biblia porq veja bem:
No capítulo 1, Deus está falando O QUE Ele fez do 1º ao 7º dia sem detalhes.
já no capítulo 2, Ele está explicando COMO Ele fez.
No capítulo 1, em nenhum momento Deus fala como criou o "Homem" (homem e mulher), Ele não diz que foi do pó da terra, isso Ele diz apenas no capítulo 2 quando ele EXPLICA como os fez.
MAS ACHEI A ESTÓRIA BACANA CARA^^ PARECE ATÉ UM JOGO DE RPG. DAORA!!

Anónimo disse...

Concordo Gabriel frança