quinta-feira, 14 de Julho de 2011

Os 12 Deuses Do Olimpo

Eu amo a mitologia grega. Não é a toa que esse blog se chama MONTE OLIMPO. Aquelas lendas fantásticas me fascinam desde criança. Conheço quase todas as histórias, mas mesmo assim sempre quis ter um livro que reunisse todas elas, para eu ler e reler quando quisesse. Mas infelizmente eu nunca consegui achar um que tenha todos os mitos, quando acho, não os conta direito. Então decidi criar o meu próprio livro de Mitologia grega, com as melhores histórias, dando início a uma nova categoria aqui no MO, que começa com este post!


Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Hoje em dia, para nós tudo não passa de mitos, mas os gregos antigos acreditavam muito nessas divindades e achavam que elas habitavam um palácio no topo do Monte Olimpo, a mais alta montanha da Grécia,  que chega a ultrapassar as nuvens. Localiza-se próximo do mar Egeu, na Tessália. Lá de cima, os deuses decidiam a vida dos humanos e se deliciavam com o ambrósia e o néctar, o alimento e bebida que lhes possibilitava a imortalidade. Mas apesar de serem imortais, os deuses possuíam características e comportamentos semelhantes aos seres humanos: raiva, tristeza, alegria, medo, paixão, ciúme etc. Inclusive, muitas vezes, eles se apaixonavam por seres humanos comuns e desciam de sua morada divina para se relacionarem com eles, o que acabava dando origem a filhos semi-deuses ou heróis, como Hércules, Teseu e Perseu, só para citar os mais famosos.

Mas antes de conhecer melhor os Deuses Gregos, temos de saber como tudo começou...


Tudo se inicia com o Caos: a escuridão total, o completo vazio, o nada. Dele, surge Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais: Tártaro (as trevas abismais), Eros (o amor), Érebo (a escuridão) e sua irmã Nix (a noite). Érebo desposou Nix, gerando Éter (a luz) e Hemera (o dia).

Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano (o céu) que então a fertilizou. Urano fazia seguidos filhos em Gaia, mas como nunca se afastava dela, seus descendentes, entre eles os titãs, permaneciam presos no ventre da mãe. Insatisfeita com a situação, Gaia incentivou um de seus filhos, o titã chamado Cronos, a decepar os órgãos genitais de Urano, fazendo com que este se separasse dela e os outros filhos pudessem nascer. Cronos assim fez e então nasceram os outros titãs, que eram: Oceano (os mares e rios), Hipérion (a representação original do sol, possuía as características que seriam mais tarde atribuídas a Hélios e depois a Apolo), Céos, Crio, Jápeto, Téia, Réia, Têmis, Mnemosine, Febe e Tétis. 

Hipérion se uniu com Téia, que então gerou Selene (a Lua), Hélios (o Sol) e Eos (a Aurora). Também nasceram de Gaia os Ciclopes, gigantes de um olho só, e os Hecatônquiros (ou Centímanos), gigantes que possuíam cem braços e cinquenta cabeças.

Cronos desposou sua irmã Réia e, como foi ele quem enfrentou o pai, passou a reinar entre seus irmãos Titãs. Os Hecatônquiros e os Ciclopes, ele aprisionou no Tártaro, as trevas abismais, a região mais profunda do mundo dos mortos, com medo de que esses monstros gigantes resolvessem se rebelar contra ele. 

Mas acontece que Urano profetizou que Cronos também seria destronado por um de seus filhos. Com medo, Cronos engolia todos os filhos que tinha com Réia, mal eles nasciam, para evitar que a profecia se concretizasse. Assim aconteceu com Hera, Hades, Poseidon, Héstia e Deméter. Réia fica horrorizada e quando descobriu que estava grávida do sexto filho, ela decide salvá-lo, e vai parir secretamente a criança numa caverna em Creta, bem longe de Cronos. Lá, Réia dá à luz seu filho que chama de Zeus e o deixa aos cuidados das ninfas da floresta. Logo Réia retorna ao Palácio de Cronos, enrola em panos uma pedra e depois dá ao seu marido, que engole achando ser o sexto filho.

Quando Zeus cresceu, ele se tornou um esplêndido homem e desposou Métis, que forneceu-lhe uma poção para fazer Cronos vomitar todos os filhos que havia engolido. Eles ainda estavam vivos dentro da barriga de Cronos, afinal, eram imortais. Zeus disfarçou-se de viajante e deu a bebida a Cronos, que regurgitou todos os filhos que tinha devorado. Agora adultos, eles se juntaram a Zeus para enfrentar seu pai, dando origem a uma guerra, de Deuses contra Titãs, cujo o resultado definirá quem comanda o mundo e o universo.

Os Titãs lutaram ao lado de Cronos, eles atacavam jogando enormes blocos de pedra em chamas contra os deuses, e Zeus revidava lançando sobre o exército de seu pai a fúria dos raios. O confronto sacode a Terra. Apolo lança uma chuva de flechas enquanto Poseidon, com um só golpe de seu tridente, racha em duas a ilha de Cós e joga uma das partes sobre um dos titãs , que é achatado e desde aquele dia passou a ser a ilha de Nisiro. Atena faz a mesma coisa e, arremessando uma enorme rocha, esmaga outro titã que se torna a ilha da Sicília. 

No entanto, os deuses só conseguiram vencer realmente quando libertaram os Ciclopes e os Hecatônquiros, que, como já dito, foram aprisionados por Cronos. Mas agora libertados, esses monstros gigantes  ajudaram os Deuses e assim eles venceram a guerra e aprisionaram os Titãs nas profundezas do Tártaro. Estão lá, muito abaixo da terra, e as inúmeras erupções vulcânicas provam que até hoje eles continuam vivos e tentando se libertar. Para Atlas, porém, Zeus deu um castigo especial. O deus condenou o titã a sustentar eternamente o Céu nas costas, impedindo que ele mais uma vez se unisse à Terra.  Alcançada a vitória, os deuses partilharam o universo, Zeus ficou com o céu e a Terra, Poseidon ficou com os mares e Hades ficou com o mundo dos mortos. A humanidade foi criada por Prometeu (leia esta história).

Os Doze Deuses Olímpicos

A mitologia grega serviu de inspiração também para os romanos. Desta forma, eles passam a adorar os mesmos deuses dos gregos, dando-lhes, no entanto, apenas nomes diferentes. Enfim, confira abaixo os 12 deuses gregos, com os seus respectivos nomes romanos entre parênteses.

ZEUS (JÚPITER)


É o deus principal, governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses, entre eles, Hércules e Perseu.

HERA (JUNO)


Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio, do parto e da família. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Íris, a deusa do arco-íris, era a servente e mensageira de Hera, e o pavão, a sua ave favorita.


POSEIDON (NETUNO)


O irmão mais velho de Zeus e Hades é Poseidon, o deus do oceano. Morava em seu palácio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um movimento de seu tridente, causa terremotos e tsunamis - por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos "monstros marinhos" (que eram as baleias).


AFRODITE (VÊNUS)


Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite é a mais bela das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar; Da espuma que surgiu na água, ergueu-se a virgem Afrodite. Sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, inclusive Zeus. Temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles, Zeus a casou com Hefesto, o mais decidido e tranquilo dos deuses, e também como forma de agradecê-lo por ter forjado os raios. E então, contraditoriamente, a mais bela das deusas acaba por se casar com o mais feio dos deuses, Hefesto, que era deformado e encardido. Hefesto lhe construiu um cinto mágico de ouro, o Cestus, que tinha o poder de inspirar o amor. Mas Afrodite não gostou muito da idéia de casar com o feio Hefesto e o traia com o bruto e musculoso Ares, com o qual teve alguns filhos, Cupido era um deles. Suas aves favoritas eram os pombos e os cisnes, e a rosa era a flor a ela dedicada.

ARES (MARTE)


O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. Representado como um homem forte e de caráter violento, ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Quando estão perto dele, as pessoas sentem raiva e vontade de bater uma nas outras.


HEFESTO (VULCANO)


Também filho de Zeus e Hera, Hefesto era o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Foi ele que, com a ajuda dos Ciclopes, forjou o raio de seu pai Zeus e os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus, que forjava no interior das montanhas. Hefesto nasceu tão feio que foi jogado pela mãe, Hera, - a despeito de ela ser a deusa da família - do alto do monte Olimpo. Ele despencou durante um dia inteiro até cair no oceano, onde foi criado pela oceânide Tétis (mãe de Aquiles). Ele aprendeu a forjar e, depois de adulto, decidiu se vingar da mãe. Hefesto fez um belo trono de ouro e enviou para Hera. Lisonjeada, ela se sentou, mas não conseguiu mais se levantar, pois o trono estava enfeitiçado. Vários deuses tentaram libertá-la sem sucesso, até que Dionísio, o deus do vinho, levou sua bebida para Hefesto, que bebeu até cair e foi carregado para o Olimpo para desfazer o feitiço do trono. Ao acordar, ele disse que só libertaria sua mãe se Afrodite, a mais bela das deusas, aceitasse se casar com ele. Assim aconteceu, Afrodite e Hefesto se casaram (esta é uma outra versão de como eles ficaram juntos) e Hera foi libertada do trono.

Certo dia, Hefesto descobriu que era constantemente traído por Afrodite por meio de Hélios, o sol que tudo vê, e planejou uma armadilha para eles durante uma de suas escapadas. Enquanto Afrodite e Ares estavam juntos na cama, Hefesto envolveu-os com uma rede tão fina que era praticamente invisível, mas muito forte, e levou-os ao Monte Olimpo para humilhá-los diante dos outros deuses. Estes, no entanto, apenas riram diante da visão dos amantes nus, e Poseídon conseguiu persuadir Hefesto a libertá-los como troca de uma garantia de que Ares pagaria uma multa pelo adultério. Pobre Hefesto!

DIONÍSIO (BACO)


Zeus se apaixonou pela mortal Sêmele, e ainda que Zeus ficasse sempre metamorfoseado de homem comum, ela sabia que ele era um deus porque ele lhe sussurrara isso mais de uma vez. Mas a ciumenta Hera, com raiva de ter sido traída mais uma vez por seu esposo divino, armou uma cilada para a rival. Sob a aparência de uma velhinha foi se encontrar com Sêmele e lhe persuadiu a perguntar para Zeus se este era mesmo um Deus, e não um impostor, e que lhe provasse isso. Sêmele ficou com sérias dúvidas, até que resolveu perguntar. Zeus tentou convencê-la a desistir, mas só fazia Sêmele insistir mais ainda. Então ele se revelou em toda a sua glória, resplandecendo em relâmpagos. O corpo de uma mortal não era capaz de suportar aquela luz tão intensa e a infeliz foi fulminada.

Acontece que Sémele estava no sexto mês de gravidez, e Zeus se apressou a salvar o filho que ela trazia no ventre. Para dar continuidade à gestação, o deus negociou com seu irmão Hades, o deus dos mortos, que concordou em lhe dá apenas o bebê. Zeus abriu a própria coxa e nela colocou a criança, depois fechou-a com grampos de ouro. Quando o tempo fixado pelo destino chegou a seu termo, Zeus deu à luz Dionisio, que se tornou o Deus do vinho, das farras, da loucura e do teatro.

O NASCIMENTO DE ÁRTEMIS E APOLO

A bela ninfa Leto foi possuída por Zeus e engravidou de Apolo e Ártemis. Hera, esposa legítima de Zeus, descobriu o romance e voltou sua ira para Leto. Pediu à Gaia, a Terra, que não oferecesse lugar para Leto, assim a coitada não poderia mais pousar sobre terra firme para ter seus filhos. Como se não bastasse, Hera ainda enviou uma enorme serpente para persegui-la, assim ela não ia permanecer viva tempo o suficiente para dar à luz.
Mas Leto, quase morrendo de tanta dor, encontrou a ilha de Delos, que ao contrário de todos os lugares que passara antes, não era ligado a Gaia, pois era uma ilha flutuante e podia abrigar e esconder Leto de píton, e assim ela conseguiu parir os gêmeos divinos.

APOLO (FEBO)


Apolo era o deus da luz e do sol, na verdade, os gregos acreditavam que ele era o próprio sol,  conduzindo a sua carruagem dourada e resplandecente no céu, para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece. Por isso era chamado também de Febo (brilhante). Seus cabelos eram louros e seus olhos claros como o dia. Também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco. Assim como sua irmã, era muito habilidoso com arco e flecha, e tocava belas melodias em sua lira. Com poucos dias de vida, lutou contra a enorme serpente Píton e a matou com suas flechas.


ÁRTEMIS (DIANA)


Ártemis se tornou a deusa da vida selvagem e da caça. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao contrário de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem. Possuia um arco e flecha como os de Apolo, só que prateados.


ATENA (MINERVA)


É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Quando Zeus recebeu a notícia de que Métis estava grávida, ficou com medo de que seu filho o destronasse, como aconteceu com seu pai e seu avô. Então Zeus enganou Métis, que se metamorfoseou em uma mosca durante uma "brincadeira" imposta por ele, e acabou sendo engolida propositalmente pelo deus. Mas Métis gerou Atena no ventre de Zeus, que começou a sentir uma insuportável dor de cabeça, e pediu que Hefesto lhe abrisse o crânio com seu machado, e de lá saiu Atena já adulta e toda armada. A deusa jamais se casou ou manteve amantes, mantendo virgindade perpétua. A coruja é o seu símbolo e a capital da Grécia recebeu o nome de Atenas, como uma homenagem a esta deusa.

HERMES (MERCÚRIO)


Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladrões e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astúcia. Representado como um homem de sandálias e capacete com asas e também portando em uma das mãos o caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaçadas.

Ainda bebê, o astuto Hermes inventou o fogo, friccionando folhas de loureiro com uma acha de lenha, criou um instrumento musical com os cascos de uma tartaruga, chamado Lira, e em uma noite, fugindo de seu berço, ele foi furtar cinquenta gados sagrados de Apolo, e os trouxe puxando-os pela cauda, para que as pegadas indicassem o caminho oposto e confundisse o deus do sol. Mas quando Apolo deu por falta de seus bois, ele logo desconfiou de Hermes, que negou dizendo que seria incapaz devido a tão pouca idade, mas mesmo assim ele foi levado ao Olimpo para ser julgado por Zeus. Ele continuou negando tudo. O problema se encerrou quando Apolo viu a Lira e seu doce som, o deus da música ficou encantado com o instrumento inventado por Hermes e ficou para si, deixando, em troca, Hermes ficar com os gados.

DEMÉTER (CERES)


Filha de Cronos e Réia, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. De seu romance de trágico desfecho com Iásion, Deméter teve um filho chamado Pluto, que posteriormente tornou-se a personificação da riqueza e da abundância. Iásion morreu atingido por um raio fulminante enviado pelo enciumado Zeus ao surpreender juntos os dois amantes. De sua união com sei irmão Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Perséfone, a rainha dos mortos.

Há ainda outros deuses muito importantes, mas que não fazem parte dos 12 Olimpianos, como:

HADES (PLUTÃO)


Hades é o deus dos mortos. Não tinha assento no Olimpo porque preferia passar a maior parte do seu tempo no reino subterrâneo, o mundo dos mortos, chamado também de Hades, onde vivia com sua esposa que ele mesmo raptou, a rainha Perséfone. Assim como Zeus tem o raio e Poseidon o tridente, Hades possui um capacete que o deixa invisível. Por ser o deus da morte, era bastante temido entre os gregos. 

HÉSTIA (VESTA)


Também costumava aparecer entre os doze, Héstia. Quando foi dado lugar a Dioniso, o número total de Olímpicos passou a ser treze. Sendo tal número indesejável, e de modo a evitar conflitos, Héstia abdicou do seu lugar entre os doze. Ela é a deusa grega dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira. Cortejada por Poseidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares e ser incluída em todos os sacrifícios. Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. 

252 comentários:

1 – 200 de 252   Mais recente›   Mais recente»
Ianna Dramaa disse...

Pelo menos um dos meus filhos vai ter nome de algum Deus Grego

Jacques disse...

Acho Mitologia Grega simplesmente demais...
Muitos termos atuais surgiram de lá como marcial (de Marte, Ares em grego), cereal (de ceres, Deméter em grego) e cronologia (de Kronus, que significa tempo).
É só se pesquisar um pouco que se encontra inúmeras histórias incríveis e construtivas.
Valeu.

ANTONIO CARLOS disse...

ACHO QUE PODERIA FALAR DA DEUSA LETO MAE DE ARTEMIS APOLO

Gabriel França disse...

Antonio, acho q você não leu direito o post, pois fala sim da Leto, na parte do nascimento de Artemis e Apolo.

Estefany disse...

Gostei muito. Estou lendo a saga de o ladrao de raios e resolvi pesquisar um pouco sobre mitogia. Amei muito o texto. Parabens!

Enzo disse...

Gostei bastante e queria dizer que poseidon sempre foi o meu favorito mais acho os deuses muito safados e maus.Jogar seu filho do céu?Mandar uma cobra matar uma mortal?ficar traindo sua mulher?Eu em!

Alexandre disse...

Gostei, simples e objetivo.

. disse...

muito show o post , me acabei hoje lenso :D
interessante nunca tinha oucido todas as histórias só algumas parabén !

Unknown disse...

Simplesmente um dos melhores que já. Parabéns pelo blog!!! Safados eles são mesmo, afinal, não fomos criados a sua imagem e semelhança???

Anónimo disse...

show de bola,gostei muito

Douglas disse...

esse foi o melhor post de mitologia que já vi legal!!!

NARA OLIVER disse...

Apesar de ser MITO, acho incrível. A Mente viaja e por algum instante é como se fosse real. O meu preferido é HADES. Apesar de ser o Deus mais odiado pelos mortais. Mas o mito possui uma pequena influência moderna. Na minha humilde opinião.

evelyn dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel França disse...

Sim, Athena é uma deusa perpetuamente virgem, mas o anônimo disse que só ela se manteve virgem e ártemis não, o que está errado, pois Ártemis era virgem sim, como toda caçadora.

Além do mais, ele disse que Zeus traiu Hades, provavelmente pq assistiu o filme Fúria de Titãs. Não se baseie por este filme, pois ele está cheio de erros e distorce muito as histórias. O fato de Zeus ter traído Hades não é mencionado na Wikipédia e nem mesmo em nenhum livro sobre mitologia que eu já tenha lido. Eles apenas dividiram o universo, Zeus ficou com o céu, Poseidon com o mar e Hades com o mundo subterrâneo dos mortos, o que o tornou bastante temido na Grécia antiga. Simples assim.

E Evelin, vc faz arqueologia? Sério? Não que isso me impressione, mas então por que no seu perfil diz que você é estudante e na sua foto vc aparenta ser apenas uma criança?????? #Fail

evelyn dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel França disse...

1° Você realmente sabe tudo de mitologia né?, tanto que esqueceu o nome do amante de Ártemis, que é Órion. Vá pesquisar mais.

2° Eu tenho 15, e ainda sei mais que você.

3° Nossa, então você realmente faz arqueologia!!! Espero que um dia morra soterrada ;) bjs!

ianna disse...

Primeiro Preciosa,(desculpe Evelyn) KKKK Pesquise mais e Segundo Seja educada.Nem conhece o Blog direito e vem dando uma de PHD em mitologia cheia de grosseria.SE ele não soubesse de mitologia direito era só dá uns toques e não vindo com o Rei na Barriga se achando a fodona.Para de siricar e vá ler um livro de mitologia. 3 BJS

Tsu disse...

Evelyn..como você diz ser estudante universitária se escreve ARQUILOLOGIA E TEZE? 0.o
E gente...caçar infos na Wiki? Ah vá pesquisar num livro u.u

Gabriel França disse...

é verdade, Tsu. E parece que ela também não sabe o que é acento, né?!

No perfil dela estava dizendo que ela gosta de filmes de "terro e suspensi" só que ela já tirou, porque viu que eu tava olhando o perfil dela e sabia que eu ia falar.

evelyn dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
evelyn dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
evelyn dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tsu disse...

Garota, você está surtando...
Para começar eu não discuto com adolescentes. Se toca guria...
E não critique os contos de fadas se fosse tão inteligente quanto diz (alguém inteligente não ficaria torturando o próprio idioma)saberia que os Contos de Fadas possuem muitas informações preciosas e históricas, além de psicológicas.
Em nenhum momento desejei tua morte ou a chamei de burra. Acorda garota! Não é na internet que você aprenderá sobre povos antigos e mitologia. Antes de dizer que os deuses eram isso e aquilo saiba que as histórias deles mudam dependendo da época e da versão.
Você está querendo causar aqui porque? Porque não tem algo melhor para fazer não é? Adolescente que não trabalha, em vez de ficar aqui perdendo seu tempo e sendo motivo de piada para os outros porque não vai cuidar da sua saúde ou arranjar um trabalho, ainda que artesanal, para ocupar seu tempo? O fato de você estar aqui, reclamando, xingando e ameaçando mostra claramente uma infantilidade. Se fosse tão intelectual quanto diz ser, não estaria aqui debatendo de forma tão "adolescente" ou ameaçando o dono do blog com coisas que me fazem lembrar de macumba.
Aliás, lembre-se que macumba ou qualquer tipo de magia tem aquilo; se fizer algo á alguém, voltará para ti 3 vezes.

ps: você escreveu Arquiologia sim. Dá uma relida nos seus primeiros comentários. Não vale apagá-los XD.

Volto a dizer pessoas: não confiem na wikipedia. Aquilo é escrito por internautas. Ou seja, em assuntos sérios vira e mexe aparece gente zoando alguma coisa de forma séria.

evelyn dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tsu disse...

Eu só não vou debater mais porque continuar com isso não leva á nada.

Enquanto você não aprender a agir com coerência em vez de sair agredindo e tentando dizer que é a dona da razão e da verdade mesmo errando em inúmeras coisas, continuará sendo motivo de piada.
Perceba ou não, todos aqui estão levando você na brincadeira.
Bullyng na vida real, bullyng na vida virtual.

E antes de ficar posando como a sabe tudo. Cometeu uma grande gafe. Pocahontas é Alice in Wonderland não são contos de fadas, nunca foram.
Por favor, pesquisa direito.

Tá todo mundo rindo de vc aqui. Até eu tive que rir quando você escreveu isto.

E dizer que é wicca e fará isso ou aquilo não causa medo nas pessoas. Dizer que faz magia é moda. Dizer para os outros que é wicca e faz magias é coisa da moda. Wiccano não fica se mostrando assim.

Sua atitude e postura causa apenas uma coisa perante os outros: risadas.



abs!

Gabriel França disse...

Valeu Tsu, vc disse tudo!

Evelyn Macumbeira,

Você me rotulou totalmente errado. Não sou filho único e estou longe de ser um nerd, mas até eu sei escrever direito e conheço as regras básicas da ortografia, se é que vc sabe o que significa esta palavra.

E não vale a pena eu ficar mais respondendo as suas burrices e mentiras que escreve, porque, ao contrário de você, eu tenho mais o que fazer.

Tsurugi73 disse...

para você evellyn veja a saga de jogos God Of War e aprendera um pouco mais de mitologia grega ok,enquanto a você Gabriel parabens pelo seu post.

Gabriel França disse...

Obrigado, "Tsurugi73"!

evelyn dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Garota, você tá precisando é de uma boa pombada no cú, mas com essa sua aparência de dragão tá meio difícil arranjar alguém para fazer isso.(Preciosa kkk..)

Anónimo disse...

Adorei os textos. Também gosto muito de mitologia (no meu caso, geral). Acho que todos tem sentimentos muito humanos, amor, raiva, etc.
Obrigada,
Carla R.

Gabriel França disse...

Eu é que agradeço, Carla!

E esse outro anônimo pegou pesado, hein? Tô rindo até agora! Mas é verdade mesmo. Acho que nem Afrodite conseguiria te dar um pouco de beleza, Evelyn! kkkk e o pior é que além de muuuuuito feia, você é burra, mentirosa e covarde!

Por que apagou seus comentários, querida???

Tsu disse...

O que importa não é o que vc faz na escola, mas sim o que se faz fora dela.


Já disse..vai arrumar um emprego pra se ocupar na vida. Esse lance da justiça brasileira de não deixar os adolescentes trabalharem só piora a sociedade.

Tsu disse...

HAHSASH ri muito com o comentário do Anônimo kkkkk. Maldade =p

Tsurugi73 disse...

evellyn querida,primeiro eu não sou velho eu tenho 12 anos de idade,segundo eu acho mitologia grega um maximo eu adoro,mas isso não significa que essa seja minha religião,eu sou cristão e se zeus for tacar raio em alguem que esse alguem seja você por ter desejado o maç ao proximo,e outra vai estudar um pouco de ingles ta por que God Of War significa DEUS DA GUUERRA,e caso vc não saiba god of war ensina um pouco da mitologia grega sim um pouco distorcida mas ensina e os meus neuronios estão muito bons eu não tenho nem um problema mental diferente de vc q é surtada q fica falndo q zeus vai taca raio nas pessoa e q os outros vão morrer se passarem perto de terreno de construção,evellyn na boa vai se trata.

Gabriel França disse...

ah e mais uma coisa pra você, Evelin:

Não adianta mais ficar poluindo o meu blog com seus comentários, pois agora eu é quem vou exclui-los!

Anónimo disse...

zeus mo safado

Eddy disse...

Não falaram do KRATOS do god of war

Gabriel França disse...

Eddy, Kratos é um personagem fictício, criado só para o game.

Cristian Neris disse...

Gabriel França, pelo contrario, Kratos existiu sim na mitologia grega, não como o dos games, mas ele, que eu saiba, era um espartano, descendente de Hércules. Nunca pesquisei a respeito, mas tenho certeza disso, por terceiros.

Gabriel França disse...

Cristian, como pode ter certeza se vc mesmo disse que sabe disso por terceiros e nunca pesquisou a respeito??

Se ainda não acredita, tente pesquisar por ele em algum livro de mitologia grega, você nunca vai achar!

No entanto, você pode encontrar Cratos. Esse sim existiu na mitologia grega, mas não tem nada a ver com o espartano do jogo.

Segundo a história que a empresa Sony criou, Kratos era o mais ágil, forte e corajoso dos espartanos, por isso ganhou o nome de Kratos, em homenagem ao titã Cratos da mitologia grega, que era a personificação da força e do poder, outra característica do espartano.

Tem um post aqui no blog contando a história de Kratos, confira para você entender melhor:

http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/2011/01/conheca-historia-de-kratos-do-god-of.html

luiz gustavo disse...

esse site e muito bom para ensinar sobre os deuses

Anónimo disse...

Já ouviu falar de Rick Riordan...

André Rogério disse...

Estou escrevendo um livro sobre mitologia greco-romana.
Acho lindo e não aceito como um mito e sim como uma verdade, eu acredito nos Deuses.
Tenho 19 anos e vejo que para alguem jovem como você e eu é muito importante conhecer muitas coisas e aprender sobre o máximo que for possível.
Meus parabéns, fez um ótimo trabalho, só não aceito a teoria de Cupido(Éros) Ser filho de Afrodite e Ares, aceito mais o fato dele ser criação de Caos e assim ajudar na criação total do universo, mas mesmo assim o trabalho esta incrível.

Anónimo disse...

Ήρθα από τον Όλυμπο για να σας πω κάτι. Συγχαρητήρια για το κείμενο. Είναι εντάξει. Ελάτε μαζί μας να ζούμε στον Όλυμπο.                                                                              Δίας

Gabriel França disse...

Tradução do comentário aí de cima, escrito em grego:

"Eu vim do Monte olimpo para lhe dizer uma coisa. Parabéns pelo texto. Junte-se a nós para viver no Olimpo."

- Júpiter


Rs,rs,rs. Adorei este comentário. Vou sim, poderoso Júpiter!

Sammy disse...

Amei o blog! Eu amo a Mitologia Grega, acho simplesmente incrível. Dei muitas risadas com os comentários rs rs. Bom, post impecável. Voltarei aqui sempre que puder :)

Anónimo disse...

Amei o blog! Para nós amantes de mitologia grega é o máximo! Parabéns.

Andreia disse...

Excelente, era o que precisava, valeu, muito rico, parabéns.

show filmes ( ANDERSON ) disse...

muito bom o post eu passei a conhecer essa historia na minha infancia atraves do anime cavaleiros dos zodiacos ,ate coloquei no blog para download http://wwwshowfilmes.blogspot.com.br/2012/06/cavaleiros-dos-zodiacos-todas.html

Anónimo disse...

Olá,
Desde criança adorei os deuses gregos, porém eu nunca acho algo muito interessante para ler, porque nunca falam sobre os deuses gregos, agora que você fez esse texto sobre os deuses, adorei!
Todas as noites entro no blog e leio, e posso lhe fazer uma pergunta?
Você sabes um nome de um livro que não seja Percy Jackson que não fala muito sobre os deuses, sobre os deuses gregos e suas histórias? Muito Obrigado,
att Gabriela

Gabriel França disse...

Que bom ouvir isso, Gabriela. Muito obrigado!

Olha, um livro sobre os nossos deuses favoritos??? Hmmm... Tem a "coleção mitologia" da superinteressante, que são três livros: um só sobre os deuses, outro só dos heróis e outro só de lendas. Já está nas bancas. Eu to doido pra comprar!

Espero que tenha ajudado e volte sempre!

Gabriel França disse...

*Ou melhor, LER isso...

Anónimo disse...

Só eu percebi que ai tem 14 deuses, ou seja o cristo estava na mesa com seus 12 discípulos , e só eu notei a semelhança em Deus e Zeus?

Gabriel França disse...

É verdade anônimo, há mesmo uma grande semelhança entre eles, tanto na aparência quanto no que eram. Essa semelhança é ainda mais visível no quadro "A Criação de Adão", de Michelangelo, onde Deus está identico a figura do mitológico Zeus. Existe mesmo uma teoria de que Zeus e Deus eram a mesma pessoa, assim como Jesus e Hércules também, afinal ambos eram semi-deuses filhos de Zeus/Deus. Há muitas outras semelhanças e "coincidências" entre a bíblia e a mitologia grega. Ainda farei um post sobre isso...

Ruyter Lima disse...

- Contei VÁRIAS vezes rs. Segundo o post, são 14 deuses olimpianos.

Violeta Ároma disse...

Muito legal seu blog e principalmente esse post.É difícil encontrar posts que certo da mitologia.Tá de parabéns!
Obs:Essa Evelyn gosta de perturbar hein...

Violeta Ároma disse...

Oops...
*que falem certo da mitologia

Gabriel França disse...

Ruyter Lima,

Os 12 Olimpianos são os 12 principais deuses que habitam o Olimpo. Hades, apesar de ser muito importante, não é considerado um olimpiano pois ele não vive no monte olimpo e sim no mundo subterrâneo, no reino dos mortos. E Héstia saiu do Olimpo (isto tudo é mencionado no post, mas acho que vc ñ prestou atenção direito) logo estes dois não são mais Olimpianos. Agora tire estes dois deuses e conte de novo, restaram apenas... Os 12 Deuses do Olimpo ou os 12 Olimpianos!! Espero que tenha entendido agora.

LUCIENE disse...

VIXI!ACHO QUE "FÚRIA DE TITÃS" NEM CHEGA PERTO DA FÚRIA QUE EXISTE EM ENTRE ALGUNS COMENTÁRIOS E CONSEQUENTES RESPOSTAS.

Malu disse...

precisava muito da imagem da deusa Gaia, mas você não tem né? puxa...

Malu disse...

ah, mas pelomenos, em algum lugar tem! Parabéns pelo blog, você mereçe muito sucesso, é muito sábio, deve ter estudado um monte! Parabéns, obrigado por enquanto! bjs ;)

Gabriel França disse...

Oi, Malu! Olha, eu apenas pesquiso e leio muito sobre mitologia grega pq é um assunto que eu simplesmente amo ;)

Ah e segue um link com a imagem de Gaia: http://1.bp.blogspot.com/_NGJLiXpr-_0/TC1aXRpUh_I/AAAAAAAABkM/tZ2KIngf9UY/s1600/DeusaGaia02.jpg

Obrigado e volte sempre ;)

Janiele dias disse...

Eu amei seu post,ficou incrível,e é claro que também sou apaixonada por mitologia e tudo que se refere aquela época,em especial o Egito,Roma antiga,e a Grécia.Não sei se vcs vão ler esse comentário mas tem um livro que acabei de ler e ele é demais,fala de deuses,ninfas,heróis,e muito mais é "O LIVRO DE OURO DA MITOLOGIA,HISTÓRIAS DE DEUSES E HERÓIS" de THOMAS BULFINSCH.Esse livro corresponde oa vol. A Idade da Fábula de THOMAS BULFINSCH e é considerado o melhor livro de referência e divulgação da mitologia.Então pessoal,vale apena conferir.Mais uma vez parabéns pelo post.

Anónimo disse...

ei Gabriel França
quando tu for para o Olimpo me leva junto. kkkkkkkk

Gabriel França disse...

Oi, Janiele. Claro que li seu comentário! Olha, eu tenho esse livro, ele é bom, tem quase todas as histórias, mas, no livro, os contos são muito poéticos e, por vezes, cansativos, sem falar que o livro não menciona certas coisas importantes sobre algumas lendas, contando-as de uma forma não muito completa, entende?

E para o anônimo aí de cima, vai ter que falar com Zeus, não sou eu que resolvo isto kkk Só sei que quando morrer, não irei pra nenhum céu ou inferno, EU vou ascender ao Olimpo e tornar-me imortal. Morram de inveja! kkkk

Anónimo disse...

Adorei essa matéria...
Muito interessante e boa...
O autor está de parabéns!!!

Anónimo disse...

A maioria diz que adorou, eu também adorei tanto que li diversas vezes, e ao ler notei vários erros, pois nessa história ele menciona que quando Zeus tomou o poder do pai, ele aprisionou os titãs... E na história de Prometeu, bem no início ele fala que Prometeu é um Titã que habitou a Terra antes dos deuses e humanos, mas logo depois já diz que Prometeu roubou o fogo dos Deuses e Zeus ficou furioso por isso, comp Zeus pôde ficar furioso se Prometeu habitou a terra antes dos deuses? E como Prometeu roubaria o fogo dos deuses se assim que Zeus surgiu ele aprisionou ps titãs. outro erro foi quando ele disse que Ártemis se manteve virgem no texto e em um comentário, mas logo depois ele já disse que a Evelyn (Preciosa) esqueceu o nome do amante de Artemis, como ela teve amante se era virgem e evitava homens? João Henrique de Abaeté Mg meu msn é je3304@gmail.com Mas mesmo assim gostei do blog obrigado

Anónimo disse...

Ah lembrando a todos que vierem me criticar, eu sou humano, erro e gosto de tirar dúvidas e estou mostrando ao gabriel coisas que ele contou de maneiras diferentes me confundindo, pois como orei acreditar na história se ele a muda toda hora, e outro detalhe importante que li, você disse que Hélios era o Sol que tudo vê (na história do Hefesto) e depois disse que Apolo era o deus sol e que os gregos acreditavam que ele era o próprio Sol, como haveria 2 Sol? João Henrique, e me add no seu msn pra conversarmos...

Anónimo disse...

Joao henrique aqui denovo gabriel, espero que não se aborreça por eu te corrigir, mas sua história de Prometeu está completamente errada como eu disse nos comentarios anteriores aí está a verdadeira história da caixa de pandora, vou mandar no próximo comentário se couber...

Anónimo disse...

Como não deu pra enviar a história, vou mandar o link do site:
http://www.brasilescola.com/filosofia/caixa-de-pandora.htm

Gabriel França disse...

Sem problemas.."anônimo", a mitologia grega é muito abrangente e é comum se confundir e ter dúvidas.

Nossa, foram tantos comentários seus que eu nem sei por onde começar, mas vamos lá.

- Eu não disse que Prometeu habitou a Terra antes do deuses e dos homens, mas sim a sua raça, os titãs, que existem desde os primórdios, quando os deuses ainda não existiam, e eles são imortais e vivem para sempre. Quando os deuses surgiram os titãs, lógico, continuaram existindo, o que possibilitou a vivência de Prometheu e Zeus simultaneamente e o episódio do roubo. Como você pôde ver, não há nenhum erro, você é quem não prestou atenção direito.

- Ártemis prometeu ser para sempre virgem e se manteve assim. Mas apesar disso, uma vez ela se apaixonou por Órion - mas era só uma paixão platônica, ela não teve nenhum contato com ele, até porque Apolo o matou, com ciúmes da irmã (ainda contarei melhor essa história aqui no blog). Ou seja, Órion em momento algum teve contato com ela e a desvirginou, pq ele não teve oportunidade para isso, já que assim que Apolo percebeu que Ártemis gostava dele, Apolo o matou. E como Órion sempre foi seu único amor, Ártemis nunca mais gostou de ninguém e continuou sempre virgem.

- Realmente Hélios e Apolo são muito parecidos. Essa é, de fato, uma semelhança curiosa e instigante da mitologia grega. Segundo a própria Wikipédia: "Com o passar do tempo, Hélio era cada vez mais identificado como o deus Apolo. No entanto, apesar de seu sincretismo, eles foram muitas vezes vistos como dois deuses distintos (Hélios era um Titã, enquanto Apolo era Olímpico".

- O link que você mandou com a história de Pandora, não sei não, mas acho que ele é que tem coisas erradas. Aquela parte do saco com as carnes e outro com a gordura e o fato de já existir o fogo na humanidade antes de Prometheu o roubar está muito estranho. Não botei isso na história aqui do blog pois isto não está em nenhum livro de mitologia grega que eu já tenha lido, nem mesmo no Livro de Ouro da Mitologia Grega, de Thomas Bulfinsch! Não é só pq você viu naquele site que tem que acreditar que está tudo correto, ele pode está errado, procure pesquisar em livros.

Espero ter lhe ajudado.

Quem tiver mais dúvidas, é só perguntar que eu respondo!

Anónimo disse...

Obrigado pela explicação Gabriel, mas a história da Caixa de Pandora do brasil escola está mais certa sobre os dois titãs se juntarem a Zeus, etc. O brasil escola é um dos melhores sites que já fiz trablahos excelentes... E eu vou sim buscar em livros... Me add msn je3304@gmail.com pra gente se falar. Joao henrique

Gabriel França disse...

Não uso nem tenho MSN.

Anónimo disse...

eu gostei de afrodite a safada que eu adoro sexo vem vewm peituda eu quero enfia vem
hammmm

Fernando Alves disse...

Gabriel, primeiro eu quero lhe parabenizar pelo post, sempre achei legais as histórias da mitologia grega, porém sempre fui mais achegado na mitologia Nórdica, e o que me fez passar a gostar mais da Mitologia grega foi a saga do livro de Percy Jackson, que parece ser um livro bobo mas a história é fascinante.
Mais uma vez Parabéns !

Anónimo disse...

quem quer namora com migo

pm disse...

Parabéns pra vc já conhecia os 12 deus olimpianos da serie percy jackson masi ñ conhecia a história toda dos deus muito legal mesmo parabéns !!!

Anónimo disse...

E mto bom pois eu serei hera num teatros

rodrigo . disse...

mt bom esse texto

Gabriel França disse...

Ok, filho de Ártemis (como isso é possível??), parceria aceita!

Anónimo disse...

Ai eu vou tirar 10 em história

Anónimo disse...

Lol! Muito Bom! Adorei! Eu queria ter visto a briga inteira aqui nos cometários mas...! Enfim! Adorei! Ah, e se alguém quiser me segue no twitter, é @Mazia_S2 (Daughter of Hades) !!!!!

Lucas disse...

Pois bem, sou totalmente fora desse assunto da mitologia...
Mas pelo fato de estar lendo o livro do Percy Jackson,resolvi buscar informações. Pois no livro é bem complicado, é deuses disso e daquilo suas relações amorosas principalmente rs. e seus filhos, pois e tanta informção que eu me perco.
Parabéns,desde já grato pois o post conseguiu clarear bastante minha mente.
Obrigado

mundo dos famosos disse...

Eu amo mitologia grega!Seu post ficou ótimo,informações ótimas!

Anónimo disse...

Hades , e um dos tres grande deuses ou seja ele é um dos doze olipeanos

Gabriel França disse...

Ele é um dos três grandes, um deus muito importante, mas isso não quer dizer que ele seja um olimpiano, pois ele não habita o Olimpo e raramente vai lá.

FilhoDeArtemis disse...

Independentemente da árvore genealógica de Hades ele continua não sendo um Olimpiano. Como o Gabriel já disse, Olimpianos são aqueles que habitam o Olimpo. Héstia já teria sido uma das doze Olimpianas, mas logo cedeu o seu trono para Dioniso. Ela é uma Olimpiana ainda assim, pois lá habita. Assim como as musas e Polidectes

Wellerson disse...

Olá, primeiramente quero parabenizar o blog que é ótimo e já tirei muitas dúvidas com as postagens. Gostaria de saber uma coisinha só.
É verdade que deuses como Apolo e até mesmo o grande Zeus em alguns momentos da história tiveram relações homossexuais com humanos?
Considerando que na Grécia antiga essa prática era totalmente natural e vista com bons olhos???

Procurei em alguns sites mas não tive informações o bastante, somente especulações.

Gabriel França disse...

Pura verdade, Wellersson! Apolo já se apaixonou certa vez por Jacinto (procure a história) e o próprio Zeus certa vez se transformou numa águia para raptar Ganimedes, um principe troiano pelo qual o deus supremo se apaixonou. Até mesmo Hércules! Ele era considerado insaciável sexualmente. Conta a lenda que ele teria deflorado 50 virgens em apenas uma noite e que tinha 14 amantes masculinos. O mais notório era seu próprio sobrinho, Iolau. Como você pôde perceber, o homossexualismo na mitologia grega era algo super comum e natural.

Gabriel França disse...

Ah, tinha também Hércules e Hilas, Pélope, que era amante de Poseidon e etc.

Wellerson disse...

Nossa! Muito obrigado mesmo pelo esclarecimento vou procurar já!!
Achei que fossem poucos casos mas pelo jeito são bastantes até!

Anónimo disse...

aprecio muito mitologia grega apesar de saber tao pouco. Achei muito interessante o texto.
bem,pensei em fazer uma tatoo...seria um desenho de zeus e demeter...gostaria de um desenho que retratasse o amor de irmaos.

Victorio Anthony disse...

Muito perspicaz de sua parte nomear as histórias da mitologia grega. Realmente muito bom o texto! :)
E, pra constar, algo que complica todo o enredo da batalha dos titãs, como deve ter percebido, é sobre o assunto dos filhos de Zeus. De certo que ele matara o pai quando salvou os irmãos, mas fica a dúvida: "Os filhos de Zeus nasceram em plena guerra contra os titãs?" O nascimento de Atena, o conturbado convencimento de Hefesto (ele foi jogado fora pela própria mãe e num ardil de sua vingança a aprisionara em um trono de ouro que somente ele seria capaz de libertá-la), entre outros acontecimentos que ficam pra lá e pra cá da guerra contra os titãs.
E, para terminar, uma das minhas histórias favoritas é a de Tufão(Tifon, Tifão, seja lá qual a grafia), o mito do filho de Gaia e Tártaro que nasceu por causa do ódio da mãe terra durante as guerras titânicas (ou seja lá que época for, é difícil saber).
Bem, é isso, até a próxima. Arigatô! ^^
(não sou japonês, sou otaku) B)

Rafaela disse...

eu simplesmente amo mitologia grega,e parabéns para vc que fez este blog...

Anónimo disse...

Sim, mas não esqueça qe foi Hera que jogou Hefesto do Monte Plimpo. Hera é a deusa do casamento e da família, mas só gosta do modelo de "família perfeita", então por isso jogou o filho. Ela bota a culpa no marido pra, tipo, não pegar mau pro lado dela. Que mãe show de bola!!!

Fernanda disse...

Parabéns pelo Blog!!! Gostei muito!!!! A mitologia grega é fascinante!!!!

tatiane gelsleichter disse...

a mitologia grega é super interessante...
estou estudando isso na escola agora... obrigado por me ajudarem...
muitos beijos

Anónimo disse...

Valeu meu trabalho de historia ta feito!!!!

Anónimo disse...

eu amei esse blog apesar do assunto ser muito interessante. parabens gabriel espero que vc creça sempre com essa sua grande sabedorioa abraços

Anónimo disse...

amei <3 me ajudo mtt no trabalho de historia

Anónimo disse...

Muito bom seu blog! Esses conteúdos mitológicos possuem muitas questões arquetipicas e de grande interesse a psicologia analitica. Vc está de parabéns!
Abraços

gabriela porto disse...

tenho 12 anos estudo mitologia grega desde os 5,e realmente vc esqueceu algumas coisa mas o texto ficou show.
beijos!
Gaby

Gabriel França disse...

Esqueci algumas coisas... tipo o quê????

Michelle Azzolini disse...

Muito bom o seu texto! Faz algum tempo que eu queria saber mais sobre deuses gregos, ao menos o básico sobre eles, e sua história me ajudou muito.
Obrigada!
Abraços.

Anónimo disse...

Je ne peaux pas écrire en portugais, mais je suis imputation cette même parce que votre blog est trés intéressant et j'ai lu les commentaires précedent et réalise qu'une fille critique, parce que leurs imputations ont été même effacé, respect dans 1st place, j'ai même no crois pas en dieux, et oui dans une Dieu mais tout de même j'ai trouré son blog trés bon, continuer ecrire des choses pour que les autres personnes peuvent acquérir des connaissances. Et pour que les filles je dis "AVANT ÈTRE SILENCIEUX ET QUITTER DE PENSER QUE VOUS ET UN IDIOT QUE PARLER ET FINIR AVEC LE DOUTE"
( bisous Tr. Fernanda)

Anónimo disse...

Bem que poderia falar de Isís né?
Deusa da lua

Anónimo disse...

Muito boom
tbm podia enviar historia falando de tanatos e hypnos deuses da morte e do sono que eu sei pouco sobre eles

Anónimo disse...

bom primeiro hades faz parte sim dos 12 deuses, pois todos esses deuses são irmõas e hades e o terceiro depois de zeus e poseidon.
obg pela comprienção!!!

Anónimo disse...

hefesto não faz parte dos 12 deuses pois ele nem um deus é. ele é considerado o mortal mais feio. e afrodite foi obrigada por zeus se casar com ele. e no lugar de hefesto deveria estar HADES.

tá com falta de leitura nas histórias isso é um erro grave

Gabriel França disse...

Eu com falta de leitura?? Só lhe digo uma coisa, meu caro amigo: "comprienção"

PabloPiatto disse...

achei mt legal esse blogue ...
eu particularmente acredito mais em deuses gregos e romanos do que em cristo ... no começo eu era ateu mas percebi que os gregos ,lendo a mitologia deles ,percebi que poderia ser verdade .. esse post ajudou pra caramba obg... a e quando for ao monte olimpo da um toque pra mim ,,, tbm quero ir ,, tchau ...
pablo 2614-2456

Lorena Borges fanhani disse...


Adooro tudo sobre mitologia grega,
Depois de Ler a saga percy jackson e os olimpianos me interessei mais ainda! É tudo impressionante, e minha deusa preferida é Atena ela é a melhor em batalhas e em estratégias (kkkk Ares morra de inveja), e não é aquela coisa chata que vc cansa de ler na primeira linha a mitologia toda é otima e interessante. pravavelmente irei fazer faculdade de arqueologia! Tchal

Greta Gabriela Rychescki disse...

Achei muito legal a sua postagem.....

Anónimo disse...

AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEI,SUPER LEGAL,TA DE parabens.

Anónimo disse...

é interessante,eu adoro deuses gregos.

Anónimo disse...

eu adorei o texto mas não falo sobe algumas coisas com cratos ele matou ares recebeu o respeito dos deuses e virou deus da guerra porque não falo dele seu esperto

Eduardo Vinícius Puton disse...

gostei muito do site e pretendo usa-lo em uma pesquisa para uma gincana de minha escola (Y)

Anónimo disse...

Adorei este blog, sou apaixonada por mitologia grega e achei realmente d+... Acho que seria muito legal ser uma deusa e adoraria ter nascido naquela época!!!

Anónimo disse...

ai galera por favor podem me dizer o nome de todosss os deuses quero muito saber gostei bastante do blog ,e li o primeiro livro percy jackson passaei a gostar muito de mitologia falou galera .

Pandora. disse...

Oi Gabriel, primeiramente quero te dar os parabéns pelo blog que é incrivelmente bom!
Eu sei que esse post já tá meio antigo, mas eu o li recentemente e tive que comentar uma pequena coisinha que você escreveu sobre Hades e que ficou meio estranha sabe?
“Por ser o deus da morte, era bastante temido pelos gregos.”
Assim, Hades não é o deus da morte não, Tanatos é que é. Hades é só o soberano do submundo, mas ele não é responsável pela morte de ninguém. Só cuida das almas e as “seleciona” assim que chegam ao mundo inferior.
Como eu sei disso? Ora, Hades é meu pai. E sinto lhe informar, mas a sua ida ao Olimpo foi vetada por ele. Ele me pediu pra dizer que a sua alma já pertence a ele e que ele está ansioso para te conhecer pessoalmente. Ele não vê a hora de você chegar aqui. Por isso aproveite bem o resto da sua vida porque logo mais você estará aqui com agente!
Bjos e que as almas dos mortos te protejam.

Gabriel França disse...

Pandora,

Devo admitir que sua correção está certíssima, valeu pelo toque!

E como assim não vou mais para o Olimpo e sim para o mundo subterrãneo de Hades???

Desculpe mas Zeus é o chefe dos deuses, é ele quem manda, então se ele disse que eu vou ascender ao Olimpo, não é Hades quem vai mudar sua ordem... Desculpe :)

Anónimo disse...

o Gabriel, eu jogo um jogo da Grecia antiga chamado Grepolis não sei se você conhece.


ass: Gabriel de meneses pereira

Anónimo disse...

quem é o deus da guerra?

Israel disse...

Eu acho mitologia o máximo,curto desde pequenininho(4 anos)e esse seu blog é de mais foi uma ótima ideia fora o dinheiro q eu economizei se tivesse comprado um livro tento tudo aqui

Gabriel França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel França disse...

Gente, o verdadeiro deus da guerra é Ares, não confundam com o Kratos, um personagem criado só para o jogo, que n existe na mitologia grega (por isso não falei sobre ele no post, respondendo ao outro comentário lá p cima). No jogo Kratos mata Ares e assume seu posto de deus da guerra, mas isso é coisa só inventada só para o jogo, sem compromisso com as lendas originais ok?

Anónimo disse...

coitada da Afrodite teve que casar com o Hefesto!

Anónimo disse...

eu naum gostei desse site nada ver
bbbjjjjxxxxxxxxxxxssssss pra vcs
ate depois hahahahahahhahahahahahaha???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Márcio José Teixeira Curcino Filho disse...

kratos existe sim só que ele é um mostro morto por perseu para assim salvar andromeda,kratos esteja preso no tartaro mais Hades conseguiu influenciar os seus iermãos Poseidon e Zeus para solta-lo para dar uma lição no mortais que estavem parando de rezar,mas enganous para assim conseguir eu objetivo

Nicholas Silva disse...

Na verdade, o nome do monstro não era Kratos e sim Cetus, monstro enviado por Poseidon para atacar a costa da Etiópia e o reino de Cassiopeia, mas Andrômeda é oferecida como sacrifício, mas é salva por Perseu.

***Vanessa Evangelista*** disse...

Adorei a simplicidade e clareza com a qual você escreve e descreve a mitologia Grega e Romana.
Sempre me interessei por essas histórias mitológicas que fascinam.
Amo o filme Fúria de Titãs embora não faça justiça a hist original.meu semi-deus preferido é Perseu,após ver esse filme.
Parabéns

Ps:falas tbm sobre deuses Nórdicos?
são tbm bastante interessantes....

Felipe Mendes disse...

Gabriel, eu ja enchi a memoria do meu PC só com mitologia grega so muito fã disso compro todo livro que eu vejo, acho em bancas, na net e todos que eu tenho mais ou menos uns 25 livro da mitologia ja li todos amo isso, se me perguntarem qualquer coisa sobre mitologia eu sei responder, aprendi muito com o seu blog, mostre muito mais se nao eu vou ficar :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( pf poste muito mais blz

Anónimo disse...

Muito bom aqui ótimas informações.As lendas gregas são incrivéis.

meygle jane disse...

Amooo mitologia grega, um dos filmes mais legais q tem hj e percy jackson e o ladrao de raios
amei o seu blog ta de parabens

Anónimo disse...

Gabriel França, voce tem algum livro de mitologia sem ser " o livro de ouro da mitologia, histórias de deuses e heróis" pois eu já o tenho e queria mais livros

Diferent Girl Of Love disse...

eu morro de raiva quando eles distorcem as historias mitologicas para fazer filmes e jogos.
Tipo, se é para fazer de mitologia pelo menos faz direito

Diferent Girl Of Love disse...

oie, logicamente eu sou apaixonada por todo tipo de mitologia (nordica, romana, egipcia) mas principalmente grega. parabeniso a pessoa que escreveu esse post. Quem quer q esteja lendo poderia me recomendar um livro sobre esses tipos de mitologia?

Anónimo disse...

adorei as fotos os conteúdos e desejo muito sucesso ao autor parabens tudo foi bem instrutivo gosto muito da mitologia grega só que algumas não conseguem entender o que é bom de verdade com todo o respeito ev

Anónimo disse...

muito lesgal o teu blog e queria me corrigir antes eu escrevi algumas não sabem o que é bom de verdade e o certo é algumas pessoas não sabem o que é bom de verdade maus aí

Anónimo disse...

Eu me inspirei muito nesse blog agorinha mesmo tirei umas duvidas minhas que estavam me deixando doida gostaria muito de dizer ao autor que o conteúdo estava super legal você vai fazer sucesso.
Ah e sinto muito por certas pessoas que não apreciam teu trabalho

abração

Anónimo disse...

Está fantástico. Adorei! Parabéns! :)

Vitória Gonçalves disse...

Eu adoro mitologia grega,e também gostei muito do seu blog,parabéns!Gosto dos seus comentários sobre os filmes...Espero que faça mais postagens sobre os deuses do Olimpo,gosto da Ártemis :) bjoos

Krys Ouverney disse...

Gostei muitoooo sou super fan da mitologia grega meus deus preferidos sao Hades eo Dionisio gostei muito dl seu trabalho!!!
Se vc tiver Facebook ou quem ler esse comentario e tambem for super fan de Deuse me mande uma solicitação de amizade por favor (KRYSTIAN OUVERNEY)

Krys Ouverney disse...

Gostei muitoooo sou super fan da mitologia grega meus deus preferidos sao Hades eo Dionisio gostei muito dl seu trabalho!!!
Se vc tiver Facebook ou quem ler esse comentario e tambem for super fan de Deuse me mande uma solicitação de amizade por favor (KRYSTIAN OUVERNEY)

Krys Ouverney disse...

Gostei muitoooo sou super fan da mitologia grega meus deus preferidos sao Hades eo Dionisio gostei muito dl seu trabalho!!!
Se vc tiver Facebook ou quem ler esse comentario e tambem for super fan de Deuse me mande uma solicitação de amizade por favor (KRYSTIAN OUVERNEY)

Anónimo disse...

odiei. é horrivel.

Anónimo disse...

democracia do grego antigo(demo+kratos)uasuhuashuhausu legal (demo = povo - Kratos = Força - Força do povo) ache mt interessante

Anónimo disse...

Adorei seu blog, estava procurando um site que conta-se mais especificamente a histoia ou mito dos 12 olimpianos, estou muito grata pois, vc conseguiu me ajudar... teria q entrar em vários sites diferentes para possuir metade dessas informações.
obrigado!!

Agatha Jade Barbosa =^.^=

Diana Inácio de Lima disse...

Gostei da sua ideia, realmente precisa apenas rever algumas informações sobre mitologia grega e procurar ser um pouco mais fiel nos termos usados. Por exemplo, nesse trecho: "terremotos e tsunamis - por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos "monstros marinhos" (que eram as baleias)." É preciso colocar a fonte que você pesquisou pois é importante. Outra coisa, mito é diferente de lenda e mitologia grega não é lenda é mito.
Boa sorte e sucesso.
Diana Lima, professora de Filosofia

Diana Inácio de Lima disse...

Gostei da sua ideia, realmente precisa apenas rever algumas informações sobre mitologia grega e procurar ser um pouco mais fiel nos termos usados. Por exemplo, nesse trecho: "terremotos e tsunamis - por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos "monstros marinhos" (que eram as baleias)." É preciso colocar a fonte que você pesquisou pois é importante. Outra coisa, mito é diferente de lenda e mitologia grega não é lenda é mito.
Boa sorte e sucesso.
Diana Lima, professora de Filosofia

Anónimo disse...

Adoro mitologia grega e me sinto muito bem informada com esse site sobre minha materia favorita, so pesso que aumentem a letra um pouquinho mais para podermos ler melhor.

Anónimo disse...

Gostei, sempre achei interessante a mitologia grega mas ainda acho as histórias deles muito estranhas, estou procurando a saga de livros do Percy Jackson e os Olimpianos para ler, achei legal o post e me ajudou com um trabalho de Filosofia obrigado ^^

luis rodrigues disse...

eu acabei de ler isto e acho que é demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tenho que saber mais sobre isto

Anónimo disse...

li com minha mãe e gostei muito, adoro mitologia grega. meu Deus preferido é POSEIDON. tenho 9 anos.

Anónimo disse...

tenho 9 anos e adoro mitologia grega. acabei de ler com a minha mãe. meu deus favorito é poseidon. é muito massa esse blog.

Fernando Santos disse...

poderia postar uma do hypnos e thanatos

Anónimo disse...

Adoro os deuses olimpianos
Li vários livros sobre eles
mas gosto de outros deuses também
como Hecate e Nyx
Bom sou wiccana mesmo que não
revele isso as pessoas por causa de preconceito
mas mesmo sendo wiccana gosto dos deuses olimpianos e mas prefiro artemis

Roberta Silva disse...

Amei minha professora na escola tinha contado algumas historias e acabei me
interessando cada vez mais.

larissa disse...

nossa muito legal amo mitologia grega

Fernando Carvalho disse...

Gostei muito, curto desde os "Cavaleiros do Zodíaco", depois "God of War" para PS2. mas depois ver "Ladrão de Raios" resolvi buscar mais na internet. muito bom!!

Rafael Oliveira disse...

Muito Obrigado, me ajudou bastante no trabalho de Filosofia, procurei por um bom tempo em vários sites e o seu foi oque mais estava completo.
Parabéns ótimo conteúdo!

Rafael Oliveira disse...

Muito Obrigado, me ajudou bastante no trabalho de Filosofia, procurei por um bom tempo em vários sites e o seu foi oque mais estava completo.
Parabéns ótimo conteúdo!

YASMIN disse...

GOSTEI MUITO DE MUITOS SITES ESTE É O MAIS COMPLETODE TODOS.


Anónimo disse...

Ártemis, Athena e Héstia as três deusas imaculadas! u.u

Lola Salazar Choi disse...

Eu adorei tudo, muito legal. A mitologia grega como eu nunca vi. Estou me juntando ao Curiga para aplaudir o seu blog.

Parabéns!

Anónimo disse...

só para falar que adorei o seu blog e que estou mt satisfeita com tudo que li e queria saber mais sobre tal assunto poderiam me indicar livros.... obg
bjs..mary

isabelle disse...

meu nome é isabelle,achei esses deuses facinantes muito legais apesar de nao gostar de ler mais as historias dos gregos adorei principalmente a de artemis e antena a historia de artemis se parece um pouco com a minha vida entao escoli ela para ser a minha pesquiça da escola bijus

Anónimo disse...

muinto loco

Anónimo disse...

fui escolida para fazer a afrodite e seu site foi super legal para fazer meu trabalho.

Anónimo disse...

Ja leu percy jackson e os olimpianos?? E os herois do olimpo

Victória disse...

Adorei o Blog! Me ajudou muito com a preparação de um seminário, mitologia é mesmo muito fascinante. Parabéns!

Anónimo disse...

Eh mto boa esta saga!!!eh im dos meus livros prediletos!!!

Luma disse...

Eu sou fascinada por mitologia grega e vivo procurando algo à respeito. Ultimamente procuro um livro que conte a história dos 12 Deuses mais importantes e que são os mais conhecidos por todos( como encontrei aqui) e todas as suas "proles". Adorei o que fez. Mas, gostaria de saber se sabe mais a respeito de todos..uma pesquisa bem detalhada, tanto deuses, filhos de deuses e semi-deuses e se, por acaso, conseguiu ou conhece algum livro a respeito. Muito Obrigada e parabéns pelo blog, está fantástico.

Marina Maro disse...

Meu filho vai chamar Perseu , sei que para alguns pode ser estranho mais eu acho lindo ! Adorei o blog vou seguir!

Anónimo disse...

adorei... me ajudo bastante nos estudos.

Anónimo disse...

essa leitura foi ótima! Me lembra a época da escola

Anónimo disse...

DÁ HORA!!!

Anónimo disse...

Ótimo post, melhie do que em muitos nos quais olhei. Só acrecentando uma informaçao o deus da morte na verdade seria Tânatos, um suplente caso Hades não estivese em condições para toda a burocracia de governar o mundo dos mortos, assegurar se de que nenhuma alma fugiu do Tártaro e tals, mas mesmi assim, ficou muito bom mesmo. :)

Anónimo disse...

Meu deus! e um comentario pior que o outro! jesus... o outro la em cima disse que hefesto não era um deus era um morta Lool'' Poserrrrrrrrrrrr!!

Hades e o deus dos mortos sim.... ele nunca disse que ele e o deus da morte.... Hades controla a vida apos a morte! Gabriel seu site e otimo nota 10! esta tudo certo!

Jean Marcelo Lopes disse...

parabéns,agra estou d ferias mas qnd voltar as aulas vamos estudar e preciisamos de conteudo ja compiei tudinho amao minha prof vai adorar , eu agoro mitologia grega qnd comecei a jogar god of war(sei q naum tem mt a ver) me apaixonei mais baindaa :) parabens ao dono

Isabella disse...

Bem legal o conteúdo, mas acontece que Hads não é um deus da morte. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Hades não é o deus da morte e sim o da pós-morte, ele comanda as almas depois que as pessoas morrem. Apenas Ares e Cronos são responsáveis pela morte e com isso até inimigos da humanidade,o que ele não era e sim temido por sua fama.

Aline Cunha disse...

Sempre tentei ler sobre mitologia grega + nunca entendi direito e no seu blog vc fala de maneira clara,gostei mto,+ me tira uma dúvida:Para os Gregos isso acanteceu mesmo no período da criação?Então a biblía ñ tem sentido nenhum p eles?Existem evidências ou afinal é td só uma forma de se explicar o inexplicável antigamente.Desculpe-me a ignorância é q nunca entendia nd disso Abç

Julia Ramos disse...

Muito bom!!! gostei. Mitologia grega é apenas uma forma de viajarmos para esse mundo onde coisas surreais podem realmente acontecer. A imaginação é um lugar onde gosto de visitar com frequência e me identifico com o mundo dos deuses e heróis acho tudo, simplesmente, fabuloso.

Anónimo disse...

na verdade atena é sim virgem os filho dela nascem da cabeça dela , ela nao tem nenhuma relação sexual com os mortais ... ela apenas se apaixona um beijo ali aki nada de mais

Anónimo disse...

Muito legal este blog, apenas acho que o dono teria que respeita mais a opiniao, e nao se extressar facilmente afinal ele nao e professor, ou algo parecido bjs

Alexsandra Luiza disse...

Pra quem escreveu o blog, parabéns. Gostei muito, achei claro, explicativo e objetivo. Estive lendo uma serie de livros do Rick Riordan ( a saga Percy Jackson e os Olimpianos e O Herói Perdido)e as vezes ficava perdida por não conhecer muito a mitologia. Enfim, perambulando na net achei o seu blog dentre outros, porem o seu foi o que mais me chamou atenção. Parabéns (:

Paulinha sousa disse...

Amei saber mais um pouco da mitologia grega , depois de assistir um filme que era sobre os filhos dos deuses ke moravam na terra, e o principal do filme era o filho de Poseidon, quis saber mais sobre os deuses, procurei muito pela net, mais o que mais me chamou atenção foi o seu blog; muito obrigada, vc é demais...

Patrick Lima disse...

Gabriel você devia colocar um blog com o nome dos filhos dos deuses

Patrick Lima disse...

Gabriel você devia colocar um blog com o nome dos filhos dos deuses

HELLEN CHRISTTINA disse...

Adoro mitologia grega e romana, e você escreve muito bem,só faltou dizer que os nomes dos deuses que estão entre parenteses são nomes que os antigos romanos davam a estes deuses, também tenho um blog e estou postando temas da mitologia grega e romana.
um abraço

Paola Rocha disse...

A-M-E-I Eu estava louca procurando por isso para meu trabalho e eu não achava de todos os deuses muito obrigada mesmo

Lola disse...

Olha vou escolher um dos nomes dos deuses para colocar como o nome de um dos meus filho se for garota: Ártemis e ser for garoto Zeus ou Hades

Mia disse...

Muito legal. Adoro Mitologia Grega. Estou Lendo Percy Jackson e Os Olimpianos e já vi os filmes e pensei em pesquisar mais sobre o aasunto, sendo um de meus favoritos. Gosta de desenhos e filmes?
Passa no meu blog:
www.mmgatinha.blogspot.com

bjks

Anónimo disse...

Uaau... Desde meus 10 anos de idade, sempre tive curiosidade de saber sobre os DEUSES do OLIMPIO... Adooreeeii saber mais um pouco, pois eu ja tinha lido em varios livroos... Obs: eu tenho agora 13 anos :)

Anónimo disse...

Adorei muito bom sempre gostei muito dos deuses e agora sei a origem de cada um meus parabens

Anónimo disse...

Valeu veyh você me ajudo muito eu tinha que fazer um trabalho sobre Ares q eu acho ele muito maneiro(eu gosto muito de guerra),valeu mesmo apesar de esta escrito pouca coisa sobre ele eu posso fazer sobre outros deuses também muito obg.

Anónimo disse...

gosto de mitologia grega desde que começei a ler livros e etc adorei o blog ja que tenho de levar a escola todos os deuses e todos os nomes
nao posso falar meu nome mais mi atenda pelo NijjersS

Anónimo disse...

Achei muito legal mesmo eu ja sabendo disso eu adoro mitologias2

Anónimo disse...

Eu estou começando a escrever um livro de romance que envolve mitologia entao preciso saber de muitos detalhes estou lendo muito sobre mitologia gostei muito da pagina voce esta de parabens esta muito bem organizada....
JOOH MAIA....

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 252   Mais recente› Mais recente»