sábado, 24 de março de 2012

A Lenda do Holandês Voador

Pois é, eu ainda estou vivo. Desculpem o sumiço, meus caros leitores, é que eu tô em semana de provas aí sabe como é né, o pai perturba! Mas em compensação temos novamente post duplo essa semana, e vai ser assim agora em diante. Isso mesmo. A partir de agora, toda semana teremos sempre um post "normal" e outro pequeno post, na maioria das vezes da categoria 'Mitologia Grega' ou 'Curtas', como uma espécie de bônus. Legal né? Então é isso. Boa leitura e até semana que vêm ;)


O "Holandês Voador" (The Flying Dutchman) é o mais famoso dos navios fantasmas. Sua lenda era muito contada por marinheiros durante o século XVII e narra que o capitão do navio, em certa ocasião, teria insistido, ignorando os protestos de sua tripulação, em atravessar o conhecido Estreito de Magalhães. Ora, a região, desde sua primeira travessia, realizada pelo navegador português Fernão de Magalhães, é famosa por seu clima instável e sua geleiras, os quais tornam a navegação no local extremamente perigosa. Ainda assim, o capitão conduziu seu navio pelo estreito, encarando terríveis tempestades, das quais ele teria escapado, ao que parece, fazendo um pacto com o Diabo, em uma aposta em um jogo que o capitão venceu utilizando dados viciados. Por ter trapaceado, o navio e seu capitão teriam sido amaldiçoados, condenados a navegar eternamente pelos oceanos, sempre de contra ao vento, causando o naufrágio de outras embarcações que porventura o avistassem, colocando-as dentro de garrafas.

Outra versão da lenda conta que o capitão do navio, ao atravessar uma terrível tempestade no Cabo da Boa Esperança, blasfemou contra Deus, culpando-o pelo infortúnio, atraindo para si a maldição de continuar vagando pelos sete mares até o fim dos tempos.

Davy Jones e o Holandês Voador


Nos trópicos equatoriais existem lendas que surgiram no século XVIII sobre Davy Jones ser o capitão do Holândes Voador. Segundo lenda popular de marinheiros, ele era um demônio do mar ou, para algumas pessoas, um deus que atormentava marinheiros até a morte, atraia tempestades para navios despreparados, confundia capitães e pilotos para os fazer errar a rota de seus navios e bater em rochedos, ou entrar em correntes marítimas perigosas, tomando a alma dos náufragos que passaria a integrar a tripulação de seu navio.

A lenda diz que Davy Jones era o capitão de um navio-fantasma chamado Flying Dutchman (Holandês Voador), que era tripulado por espíritos marinhos ou por marinheiros naufragados que tinham vendido suas almas à Davy Jones para sobreviver, tornando-se um servisal no Holandês Voador, podendo desembarcar por 1 dia a cada 10 anos. O demônio do mar ainda era capaz de convocar e controlar o monstro marinho Kraken, para que seguisse seus funestos propósitos.

Davy Jones era na verdade apenas um marinheiro, que, apaixonado pela deusa Calypso, aceitou sua proposta de imortalidade. Davy Jones, porém, foi traído por Calypso, e amargurado, arrancou seu coração e o colocou em um baú, que enterrou em uma ilha longínqua e desabitada, para nunca mais se apaixonar novamente. Assim, ele vagaria pelo mar eternamente no seu Holandês Voador coletando almas perdidas de náufragos para a sua sinistra tripulação. O ódio de Davy Jones, decorrente de seu amor, modificou-lhe a aparência, transformando-o no demônio terrível que é.

Se um homem encontrar o coração de Davy Jones, que ainda bate, terá a vida do demônio em suas mãos, e aquele que furar o coração, matando Jones, será o novo capitão do Holandês Voador.

Até hoje a expressão "Ir para o armário de Davy Jones" é um eufemismo para aqueles que morrem no oceano.
Lenda?

Em antigos documentos pode-se encontrar registro de um navio real que zarpou de Amsterdã, em 1680, e foi alcançado por uma tormenta no Cabo da Boa Esperança.

Como um fato real, durante a segunda guerra mundial, o contra-almirante nazista Karl Donitz, oficial de alto escalão da marinha alemã, comandante - general da Alcateia de Submarinos, reportou a seu chefe Hitler, que uma das suas tripulações mais "rebeldes" e atuantes de submarinistas, tinha comunicado e confirmado em Diário de Bordo de seu "Lobo do Mar", que não iria participar de uma batalha de corso em Suez (cidade do Egito), local alvo nazista, pois havia visto o tal Holandês Voador, e isso era um sinal de fracasso naval. O que foi acatado com muita naturalidade, tanto por Adolf Hitler como pelo Grande Almirante Donitz.


Outra suposta avistação famosa do navio fantasma acontece no ano de 1939,  quando 100 nadadores que descansavam na Baía Falsa, na África do Sul, disseram ter avistado o Holandês Voador a todo o pano navegando contra o vento.


O futuro rei da Inglaterra George V (então com 15 anos) e sua tripulação de 12 homens em seu navio, o HMS Inconstant, avistaram o navio-fantasma veleiro que navega contra o vento no Cabo da Boa Esperança. "Uma estranha luminosidade vermelha como a de um navio fantasma todo iluminado", "Seus mastros, vergas e velas sobressaíam nitidamente", "Todavia, instantes depois, não havia nenhum vestígio de algum barco de verdade" são algumas descrições feitas pelo rei em seu diário de bordo, no dia 11 de Julho de 1881 quando navegavam em torno da Austrália. Os diários dos membros da família real registram ainda que mais tarde, naquela mesma manhã, um  desventurado vigia do HMS Inconstant caiu da trave do mastro principal e ficou "inteiramente despedaçado". E, ao chegar ao porto de destino, o Almirante do navio foi acometido de uma doença fatal.


O navio foi visto também em 1632 no Triângulo das Bermudas (região famosa por ser palco de diversos desaparecimentos de barcos, navios e até aviões) comandado pelo seu misterioso capitão. Este, segundo o marujo que o avistou, tinha a aparência de um rosto de peixe num corpo de homem, assim como seus tripulantes. Logo após contar esse relato, o marujo morreu. Uns dizem que foi para o reino dos mortos; outros, que hoje trabalha para o capitão do Holandês Voador.


O Holandês Voador por Albert Pinkham Ryder.

sábado, 3 de março de 2012

"Retratos": Um conto de terror

Essa é uma história de terror curta, porém, genialmente assustadora. Leia:

Havia um caçador na floresta, que, depois de um longo dia de caça, estava no meio de uma imensa floresta. Estava ficando escuro, e tendo perdido a direção, ele decidiu andar em apenas uma direção até estar livre daquela incessante e cansativa floresta. Após algum tempo, que pareceram horas, ele se deparou com uma pequena cabana. Percebendo o quão escuro já estava, ele decidiu ver se ele podia passar a noite ali. Ele se aproximou e viu a porta aberta, não havia ninguém dentro. Ele entrou e deitou na única cama que estava ali, decidiu se explicar ao dono pela manhã. Enquanto ele olhava ao seu redor, ele encontrou diversos retratos, todos pintados com um realismo incrível. Sem excessão, eles pareciam estar olhando em direção a ele, com olhares mortos que pareciam cheios de ódio. Olhando pra eles, ele se sentia incrivelmente desconfortável. Fazendo um esforço pra ignorar aquelas faces furiosas, ele se virou em direção a parede e exausto, ele cai num profundo sono.


Pela manhã, ele é acordado com um inesperado raio de sol. Olhando ao seu redor, ele percebe que na cabana não haviam retratos, apenas janelas. 

Bons Sonhos...