domingo, 15 de julho de 2012

Edward Gein, o psicopata que inspirou o filme "Psicose"

Oi pessoal, voltei! Desculpem o sumiço, é que deu um probleminha e por enquanto estou sem internet =/ 

Eu adoro psicopatas! Este que vocês vão conhecer neste post, o Edward Gein, é um dos meus favoritos e também um dos mais famosos. Com sua incrível história, ele serviu de  inspiração para o enredo de grandes filmes como Psicose, O Silêncio dos Inocentes e O Massacre da Serra Elétrica


Edward Theodore Gein, mais conhecido como Ed Gein, nasceu em 27 de agosto de 1906 na cidade de Plainfield, Winsconsin, EUA. Ed tem o perfil típico de um psicopata. Durante a infância, ele e seu irmão Henry, eram constantemente insultados por sua mãe Augusta, extremamente religiosa, que sempre os impedia de ter amigos e de manter qualquer contato com mulheres, pois ela o ensinou que todas as mulheres eram prostitutas e que sexo era um pecado, se não fosse feito apenas para procriação. Augusta dizia ainda que o mundo era um lugar imoral, que a bebida era demoníaca (seu marido, George, o pai de Ed, era alcoólotra e ela o odiava) e sempre reservava algum tempo, durante a tarde, para ler a Bíblia para os filhos, escolhendo partes do Antigo Testamento sobre morte, assassinatos e castigos divinos. Enquanto Ed, apesar de tudo, amava Augusta incondicionalmente, Henry não aceitava o modo como era tratado e vivia brigando e discutindo com ela.

Certo dia, Ed e Henry tentaram apagar um incêndio no celeiro da fazenda em que viviam. Henry teria morrido queimado, mas há suspeitas de que ele tenha sido a primeira vítima de Ed, que teria matado o irmão por ele viver brigando com a mãe.

Após a morte da mãe, do irmão e do pai - que faleceu de enfarto - Ed ficou completamente sozinho e transtornado (principalmente pela morte de sua mãe) e não demorou para ele começar a praticar toda a sua loucura. Ed começou a desenvolver um interesse doentio pela a anatomia feminina e logo dedicou-se a ir à noite em cemitérios para desenterrar corpos de mulheres para mutilá-los.

A polícia suspeitou do envolvimento de Ed no desaparecimento de Bernice Worden, em 1957. Entraram na propriedade de Ed à noite e descobriram o cadáver de Worden. Tinha sido decapitada, o seu corpo estava suspenso de pernas para o ar, preso pelos tornozelos. O seu tronco fora rasgado da vagina até o pescoço e estava vazio, com todos os órgãos retirados. Estas mutilações ocorreram depois da sua morte, causada por vários tiros.

Cadáver de Bernice Worden

Crânio serrado que Ed utilizava para tomar sopa

Foram encontrados ainda alguns "artefatos" bizarros na fazenda de Gein: Braceletes, meias, um tambor, um abajur e uma cadeira feitos de pele humana; Um crânio usado como tigela de sopa; Quatro narizes num copo de cozinha; Um coração humano no forno; Um cinto feito de mamilos; Partes de diversos órgãos humanos na geladeira, extraídos de aproximadamente quinze corpos diferentes. Os policiais também descobriram uma caixa de sapatos cheia de genitálias femininas conservadas em sal, inclusive a de sua mãe, que estava pintada de prateado. 

O que mais chocou os policiais foi uma "fantasia de mulher" que Ed vestia para "mudar de sexo". Ela era feita com a pele do cadáver de sua própria mãe! Para completar a caracterização, Gein botava a genitália de sua mãe dentro de calcinhas que ele usava, e também arrancava cuidadosamente a pele facial de corpos femininos para usar como máscaras.

Uma das máscaras feitas de pele humana usada por Ed Gein

Além de Bernice, Gein também admitiu que matou Mary Hogan, desaparecida desde 1954. Como foram só dois assassinatos, Ed não se enquadra na definição de "serial killer", mas é, sim, um psicopata. Ele negou ter tido relações sexuais com os cadáveres, porque, segundo ele, "cheiravam demasiado mal". Ed foi considerado pelo tribunal como mentalmente incapaz. Em 1968, foi transferido para um hospital psiquiátrico, onde morreu em 1984, vítima de parada cardíaca.

Art Schley, um dos policiais que interrogou Ed, o agrediu fisicamente, esmurrando a sua cabeça e empurrando o seu rosto contra um tijolo, o que tornou o primeiro depoimento de Gein inadmissível. Schley morreu com um ataque cardíaco um mês depois de testemunhar no julgamento de Ed. Os seus amigos afirmam que Schley estava traumatizado pelo horror dos crimes.

Também gosta de psicopatas? Como vocês já devem ter percebido, eu separei um espaço só para eles aqui no blog, com a criação de mais uma nova categoria só sobre esse tema que eu adoro. Passe lá e confira mais!

25 comentários:

  1. Mais uma coisa que temos em comum, Gabriel! Eu estudo serial killers há uns 10 anos, tb acho Ed Gein uma figura curiosa. Aliás, eu e Gein compartilhamos o aniversário :/

    ResponderEliminar
  2. Legal, Cláudia! Eu sempre quis achar um psicopata famoso com a mesma data de aniversário que a minha, mas até agora ainda não encontrei :(

    ResponderEliminar
  3. "Eu adoro psicopatas"... essa frase ficou engraçada!! hehe...

    Bom lembrar desses psicopatas... eh uma pena q hj em dia não temos mais... Tb, não possuimos mais diretores com essas caracteristicas em produção...

    Abss

    ResponderEliminar
  4. Não sou fascinada por psicopatas como você Gabriel, mais acho incrível as façanhas e as loucuras que eles fazem. Se vestir do cadáver da mãe, e ainda usar sua genitália?! Tem que ser MUITO LOUCO.
    Hehe, ótimo post.

    Aaah eu já ia esquecendo: o seu post com os momentos mais assustadores da Disney, me inspirou a fazer um parecido no blog. Só que com algumas alterações ;) passe lá e veja.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom o post! Não sabia da história desse cara, é assustadora!

    ResponderEliminar
  6. De fato, muito sinistro! Nem de perto Psicose conseguiu captar a loucura deste psicopata, e olha que o filme ainda é uma obra-prima.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Gostei.Gosto de coisas assim.São poucos os filmes bons de psicopata. '-'

    ResponderEliminar
  8. Puxa, nada sabia sobre essa figura... incrível (e terrível).

    O Falcão Maltês

    ResponderEliminar
  9. Não sabia que esse havia sido o psicopata que inspirou o Norman Bates de "Psicose". Post interessante, Gabriel! Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Gabriel que lance é esse de adorar psicopatas cara? kkkkk
    To fora...

    Mas entendi o que quis dizer, eu também me intrigo com essas histórias desses doentes, lembra do Linha Direta da globo? Me fascinava... kkkk

    Existem realmente algumas historias bem sinistras a cerca de outros psicopatas...

    Parabéns pelo texto, seus posts cada vez mais interessantes.... grande abraço....

    ResponderEliminar
  11. Ei Jefferson, gosto sim de psicopatas, mas Linha Direta? Tenho trauma desse programa até hoje! Morria de medo!

    Obrigado a todos por comentarem!!

    ResponderEliminar
  12. Oi Gabriel!
    Rapaz eu conhecia a história desse cara faz tempo mas não tinha visto ainda fotos dos corpos ou dos acessórios..muito sinistro..li o livro Silêncio dos Inocentes e o autor baseou totalmente nele não para fazer o Dr. Lecter e sim para desenvolver o psicopata Buffalo Bill pois o perfil psicológico do personagem do livro é igual ao de Ed Gein...
    Muito sinistro.

    ResponderEliminar
  13. Confesso que não conhecia a história de Edward. Diria um tanto quanto sinistra; e as imagens são assustadoras.

    ResponderEliminar
  14. Achei estranho você dizer que adora psicopatas, na verdade o verbo soou estranho, acho que teria sido melhor se você tivesse dito que tem uma grande interesse e curiosidade pelas histórias deles, mas enfim... eu já tinha lido alguma coisa sobre ele, mas nada tão detalhado quanto seu post...

    Abraços amigo!!!

    ResponderEliminar
  15. J. Bruno,

    Como eu "adoro" psicopatas há muito tempo e meus amigos sabem disso, até esqueci de explicar melhor pra vocês que não me conhecem bem, mas ainda bem que você compreendeu o quis dizer, aliás, acredito que todos compreenderam, mas de qualquer forma, me explicarei melhor.

    É lógico que não acho legal o fato dos psicopatas matarem pessoas inocentes, mas os acho fascinantes pela capacidade de dissimulação que eles têm, o fato de serem "excelentes atores", conseguindo aparentar ser uma pessoa extremamente simpática e até mesmo charmosa, quando na verdade são manipuladores, sádicos e completamente perturbados. E também por causa de histórias incríveis e interessantíssimas que eles acabam construindo, como a de Ed Gein.

    Espero ter esclarecido tudo agora =)

    Obrigado por comentarem!

    ResponderEliminar
  16. Se preocupa não, eu tinha entendido, só que do jeito que você colocou tinha soado estranho rsrsrsrsr

    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  17. Gosto das histórias de psicopatas,principalmente a de Ed Gein...interessante e assustador

    ResponderEliminar
  18. fico verdadeiramente bestificado com alguém que afirma adorar psicopatas! do meu ponto de vista, esta pessoa ou é ou tem desejo profundo de ser um maníaco! já basta disso no mundo!

    ResponderEliminar
  19. Estudo psicopatas e serial killers a 6 anos, e comecei a cursar psicologia por causa desse " hobby ". Recomendo os livros da Ilana Casoy, são incríveis.

    ResponderEliminar
  20. Muito irado esse poste, cada vez me surpreendendo. Parabéns e não para de postar coisas desse tipo.

    Abração amigo!

    ResponderEliminar
  21. Eu já conhecia, passou num programa do Discovery Lendas Urbanas

    ResponderEliminar
  22. A e outra coisa ele foi comprar uma arma na loja da Bernice para a época de caça e acabou matando ela
    Ela confessou o crime por uma torta de maçã que gostava muito porque a mãe sempre fazia

    ResponderEliminar
  23. psicopata so tem uma definição, são pessoas possuidas mentalmente por demonios, por isso fazem o que fazem e agem naturalmente, não agem como seres humanos racionais, pois o demonio cega todos sentidos de raciocinio da pessoa, manipulando ela a fazer coisas horriveis com outros seres humanos, pois demonios odeiam agente, seres humanos que pensam e sabe da vdd, q Jesus eh a unica vdd e caminho pra vida plena, feliz e eterna. msm q vc n acredite ou n aceite nada deixa se ser vdd só por vc acreditar ou ñ. a vdd é uma só.

    ResponderEliminar

O comentário de vocês é importante para o blog, mas por favor evitem escrever muitas palavras abreviadas e cheias de erro, de forma a tornar o texto praticamente ilegível, caso contrário, os comentários serão eliminados. E o façam de preferência de forma não anônima. Obrigado pela compreensão e opinião de vocês. Voltem (e comentem) sempre!