sábado, 24 de março de 2012

A Lenda do Holandês Voador

Pois é, eu ainda estou vivo. Desculpem o sumiço, meus caros leitores, é que eu tô em semana de provas aí sabe como é né, o pai perturba! Mas em compensação temos novamente post duplo essa semana, e vai ser assim agora em diante. Isso mesmo. A partir de agora, toda semana teremos sempre um post "normal" e outro pequeno post, na maioria das vezes da categoria 'Mitologia Grega' ou 'Curtas', como uma espécie de bônus. Legal né? Então é isso. Boa leitura e até semana que vêm ;)


O "Holandês Voador" (The Flying Dutchman) é o mais famoso dos navios fantasmas. Sua lenda era muito contada por marinheiros durante o século XVII e narra que o capitão do navio, em certa ocasião, teria insistido, ignorando os protestos de sua tripulação, em atravessar o conhecido Estreito de Magalhães. Ora, a região, desde sua primeira travessia, realizada pelo navegador português Fernão de Magalhães, é famosa por seu clima instável e sua geleiras, os quais tornam a navegação no local extremamente perigosa. Ainda assim, o capitão conduziu seu navio pelo estreito, encarando terríveis tempestades, das quais ele teria escapado, ao que parece, fazendo um pacto com o Diabo, em uma aposta em um jogo que o capitão venceu utilizando dados viciados. Por ter trapaceado, o navio e seu capitão teriam sido amaldiçoados, condenados a navegar eternamente pelos oceanos, sempre de contra ao vento, causando o naufrágio de outras embarcações que porventura o avistassem, colocando-as dentro de garrafas.

Outra versão da lenda conta que o capitão do navio, ao atravessar uma terrível tempestade no Cabo da Boa Esperança, blasfemou contra Deus, culpando-o pelo infortúnio, atraindo para si a maldição de continuar vagando pelos sete mares até o fim dos tempos.

Davy Jones e o Holandês Voador


Nos trópicos equatoriais existem lendas que surgiram no século XVIII sobre Davy Jones ser o capitão do Holândes Voador. Segundo lenda popular de marinheiros, ele era um demônio do mar ou, para algumas pessoas, um deus que atormentava marinheiros até a morte, atraia tempestades para navios despreparados, confundia capitães e pilotos para os fazer errar a rota de seus navios e bater em rochedos, ou entrar em correntes marítimas perigosas, tomando a alma dos náufragos que passaria a integrar a tripulação de seu navio.

A lenda diz que Davy Jones era o capitão de um navio-fantasma chamado Flying Dutchman (Holandês Voador), que era tripulado por espíritos marinhos ou por marinheiros naufragados que tinham vendido suas almas à Davy Jones para sobreviver, tornando-se um servisal no Holandês Voador, podendo desembarcar por 1 dia a cada 10 anos. O demônio do mar ainda era capaz de convocar e controlar o monstro marinho Kraken, para que seguisse seus funestos propósitos.

Davy Jones era na verdade apenas um marinheiro, que, apaixonado pela deusa Calypso, aceitou sua proposta de imortalidade. Davy Jones, porém, foi traído por Calypso, e amargurado, arrancou seu coração e o colocou em um baú, que enterrou em uma ilha longínqua e desabitada, para nunca mais se apaixonar novamente. Assim, ele vagaria pelo mar eternamente no seu Holandês Voador coletando almas perdidas de náufragos para a sua sinistra tripulação. O ódio de Davy Jones, decorrente de seu amor, modificou-lhe a aparência, transformando-o no demônio terrível que é.

Se um homem encontrar o coração de Davy Jones, que ainda bate, terá a vida do demônio em suas mãos, e aquele que furar o coração, matando Jones, será o novo capitão do Holandês Voador.

Até hoje a expressão "Ir para o armário de Davy Jones" é um eufemismo para aqueles que morrem no oceano.
Lenda?

Em antigos documentos pode-se encontrar registro de um navio real que zarpou de Amsterdã, em 1680, e foi alcançado por uma tormenta no Cabo da Boa Esperança.

Como um fato real, durante a segunda guerra mundial, o contra-almirante nazista Karl Donitz, oficial de alto escalão da marinha alemã, comandante - general da Alcateia de Submarinos, reportou a seu chefe Hitler, que uma das suas tripulações mais "rebeldes" e atuantes de submarinistas, tinha comunicado e confirmado em Diário de Bordo de seu "Lobo do Mar", que não iria participar de uma batalha de corso em Suez (cidade do Egito), local alvo nazista, pois havia visto o tal Holandês Voador, e isso era um sinal de fracasso naval. O que foi acatado com muita naturalidade, tanto por Adolf Hitler como pelo Grande Almirante Donitz.


Outra suposta avistação famosa do navio fantasma acontece no ano de 1939,  quando 100 nadadores que descansavam na Baía Falsa, na África do Sul, disseram ter avistado o Holandês Voador a todo o pano navegando contra o vento.


O futuro rei da Inglaterra George V (então com 15 anos) e sua tripulação de 12 homens em seu navio, o HMS Inconstant, avistaram o navio-fantasma veleiro que navega contra o vento no Cabo da Boa Esperança. "Uma estranha luminosidade vermelha como a de um navio fantasma todo iluminado", "Seus mastros, vergas e velas sobressaíam nitidamente", "Todavia, instantes depois, não havia nenhum vestígio de algum barco de verdade" são algumas descrições feitas pelo rei em seu diário de bordo, no dia 11 de Julho de 1881 quando navegavam em torno da Austrália. Os diários dos membros da família real registram ainda que mais tarde, naquela mesma manhã, um  desventurado vigia do HMS Inconstant caiu da trave do mastro principal e ficou "inteiramente despedaçado". E, ao chegar ao porto de destino, o Almirante do navio foi acometido de uma doença fatal.


O navio foi visto também em 1632 no Triângulo das Bermudas (região famosa por ser palco de diversos desaparecimentos de barcos, navios e até aviões) comandado pelo seu misterioso capitão. Este, segundo o marujo que o avistou, tinha a aparência de um rosto de peixe num corpo de homem, assim como seus tripulantes. Logo após contar esse relato, o marujo morreu. Uns dizem que foi para o reino dos mortos; outros, que hoje trabalha para o capitão do Holandês Voador.


O Holandês Voador por Albert Pinkham Ryder.

20 comentários:

  1. Uma lenda incrível. Foi utilizada no filme PANDORA. O Holandês Voador (James Mason) encontra Pandora (Ava Gardner)...

    O Falcão Maltês

    ResponderEliminar
  2. E tbm em Piratas do Caribe!Que por sinal ñ tinha percebido que era essa lenda do Holandês vador no filme. Como sou Burra '-'

    ResponderEliminar
  3. Mto interessante esse (como todos os seus demais)Post, como disse o Nahud, uma lenda incrível.
    Parabéns pelo ótimo texto...

    e quanto a sua semana de provas.... a minha começa semana que vem... aff...

    Abração

    ResponderEliminar
  4. Rapaz, muito interessante seu texto, Gabriel. Quando vi "Piratas do Caribe" não conhecia assim tão a fundo a lenda do Holandês Voador. Gosto da franquia (embora considere o terceiro episódio bem mais ou menos) mas agora ela ganhou alguns ponto a mais comigo. Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Hey Gabriel, tudo bom?
    Eu conhecia essa lenda mas não sabia que havia alguns boatos que poderiam sugerir uma possível verdade.
    Surpreendente...@_@. Seria verdade ou apenas delirio imaginativo das pessoas que dizem tê-lo visto?
    Um mistério que vai permanecer.

    Bom Naruto é uma obra que possui os seus altos e baixos...mas eu particularmente gosto da maioria ds personagens ^^ E os cospalys eu semrpe fico caçando um monte na net para achar os mais legais..e mesmo assimm uitos ficam fora da lista.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. muito interessante, eu já gosto dessas lendas antigas!! Parabéns pelo texto :D

    ResponderEliminar
  7. Mas que ótimo post Gabriel! Teu blog sempre me surpreende. Confesso que não conhecia esta lenda, e bem lembrado pelo Antonio, foi utilizado no filme Pandora and the Flying Dutchman com Ava Gardner.

    ResponderEliminar
  8. Conhece um filme recente sobre esse personagem? Creio que é uma produção holandesa.

    O Falcão Maltês

    ResponderEliminar
  9. Eu só tinha ouvido falar no filme do piratas do Caribe. Certamente é uma lenda bem interessante

    ResponderEliminar
  10. a lenda realmente é incrível e rica, principalmente para quem curte história /mitologia. mas meu pânico sempre foi o kraken, porque,exageros a parte, esse sim é bizarro e real! lembro de um filme tosquíssimo que a globo passou como um seriado de 3 dias,em 1900 e lá vai bolinha que minha mãe gravou no video cassete (entreguei a idade?) "A fera do mar" sobre um polvo super gigante comedor de gente, uma das cenas finais lembra muito aquela cena do Jack Sparrow sendo tragado pelo kraken.

    ResponderEliminar
  11. Antonio Nahud,

    Sim, há um filme holandês chamado "O Holandês Voador", é de 1995. Eu ainda ñ vi, mas pela sinopse, creio que não tem nada a ver com a história do navio, ao contrário de "Pandora".

    Ah, e esqueceram de dizer que o holandês voador aparece no desenho do Bob Esponja também!

    ResponderEliminar
  12. Mу partneг and i broke down сoupled with to hаve a light up despite ρutting on а ρatch, after smoking fеweг that
    tеn сigaretteѕ, I was аԁmittеd for the hоspital wіth
    acutе ρneumonia anԁ bеginning peгiod еmphyѕemа at age Fortу one (!
    ). I becаme mοгe dangеrous about areas anԁ chosе to add е cigarеttes.

    Ӏ get a mild nicotine fix with thе e-cigѕ, howeveг, there is nο tаr to make me choke, сoughing,
    аnd have lack of breаth. Μy Cоmmеncing еmρhysema feеls
    like thе gone аnd alsо thе doc gеneгally seеms
    to think it's going to only return if I learn to smoke real cigarettes once more. I'm іnhaling muсh better,
    and I'm being upbeat that I found in time to ensure that ten years from now I have an invisible elephant sitting on my chest. E-cigs are the most useful alternative to cigarette smoking besides entirely quitting. Now i'm sold!



    Нere is mу blog: Green smoke Help quit

    ResponderEliminar
  13. I knοw this ωeb pаge presents
    quality deρеnԁing рοѕts and
    aԁԁіtionаl stuff, is theге any other webѕite
    ωhich pгesentѕ these thingѕ іn qualіty?


    Alѕo visit my ωeb-sіtе:
    mojoapple.com

    ResponderEliminar
  14. Τhank you foг sharing youг thoughts. I гeally аppreciаte уоur efforts and Ӏ will
    be ωаiting for youг fuгther post thanκ yοu onсe again.



    Feel fгee to surf to my blog - prweb.com

    ResponderEliminar
  15. I am really imprеsѕeԁ together with yоuг writing talents as well аs with the structurе in your weblog.
    ӏs that this а paіd subjеct matteг or did уοu customizе it
    yoursеlf? Either way kеep uρ the nice high quality writing, it is uncommon to look a great weblog like this one
    these days..

    Feel free to ѵisit my websitе; Silk N Sensepil

    ResponderEliminar
  16. nаturallу likе your website but
    you have tо tеst the spelling οn quіtе a few of your posts.
    А numbeг of them aгe rіfe ωith spelling issues and I fіnd it very botherѕomе to inform the геality then agaіn I'll surely come again again.

    Here is my blog Silk N Sensepil

    ResponderEliminar
  17. Hurrah, that's what I was searching for, what a information! existing here at this web site, thanks admin of this web site.

    my blog :: V2 Cigs Review

    ResponderEliminar
  18. Hеllo There. I found your blοg using
    msn. Thіs іѕ а very well ωritten агtiсle.

    Ӏ will make sure to boοκmaгk
    it anԁ retuгn tо rеаd morе of your usеful informatiοn.
    Thаnks fοг the post. I wіll ԁefіnitеlу геturn.


    Μy page :: Suggested Online site

    ResponderEliminar
  19. Excellent site you have got here.. Ιt's difficult to find high quality writing like yours nowadays. I honestly appreciate people like you! Take care!!

    Feel free to surf to my web blog; www.atleticocollialbani.Com

    ResponderEliminar
  20. Muito boa postagem. Lenda sinistra!

    ResponderEliminar

O comentário de vocês é importante para o blog, mas por favor evitem escrever muitas palavras abreviadas e cheias de erro, de forma a tornar o texto praticamente ilegível, caso contrário, os comentários serão eliminados. E o façam de preferência de forma não anônima. Obrigado pela compreensão e opinião de vocês. Voltem (e comentem) sempre!