quinta-feira, 27 de setembro de 2012

God of War: O Filme



Fiz este post para debater sobre a adaptação cinematográfica do game God of War. Pois é, galera, finalmente uma adaptação para o cinema do game mais foda de todos os tempos será feita.

Vocês já devem estar sabendo, afinal, a notícia já saiu há alguns meses, mais especificamente em agosto, mas eu esperei até ter certeza de que o projeto não seria engavetado, como aconteceu em 2010, quando os primeiros rumores sobre o filme de God of War surgiram. Na época, Brett Ratner, que dirigiu "X-Men: O Confronto Final", foi um dos nomes cogitados para conduzir o longa, e Djimon Housou, de "Diamante de Sangue", para encarnar Kratos na adaptação. Mas ao que parece, o projeto foi abortado.

Mas parece que agora a coisa é séria mesmo, meu povo! Primeiro saiu a notícia de que os roteiristas de Jogos Mortais, Patrick Melton e Marcus Dunstan, serão os responsáveis por levar a história de Kratos para as telonas. Pouco tempo depois, saiu outra notícia, dizendo que o filme contará as origens de Kratos.

Kratos, protagonista do jogo God of War

Até agora isso é tudo o que sabemos sobre o filme, que é um dos mais aguardados de todos os tempos! O jogo já é um clássico do mundo dos games, e o meu favorito de todos os tempos, primeiro, porque é sobre mitologia grega, que eu amo, e o protagonista é um personagem incrível do qual eu sou fã, o Kratos, ele tem uma história fantástica, que eu já contei pra vocês aqui, e que com certeza daria um excelente filme. Imagine ele lutando com aqueles monstros e deuses mitológicos nas telas do cinema, ia ser um espetáculo! God of War merece um filme épico e por isso tem de ser perfeitamente bem feito, e não produzido de qualquer forma só para arrecadar dinheiro nas bilheterias.

Da mesma forma que anseio muito por este filme e realmente desejo muito que o façam, eu morro de medo de que acabem com o jogo ou fujam da história original do game, isso jamais pode acontecer! Tomara que não venham com aquela história de querer fazer diferente, para não ficar igualzinho ao game...Porra!!! O jogo já tem uma história fantástica, não precisa mudar nada, é só pegar e jogar nas telas!!

A trilha sonora também deve ser a mesma do jogo, que é soberba. E também tem a questão da faixa etária. O jogo tem uma censura de 18 anos devido as cenas de sexo e violência. Espero que os produtores, para conseguir arrecadar mais na bilheteria, não ponham uma censura de uns 14 anos no filme, omitindo assim o Kratos sanguinolento que conhecemos, que decapita seres com as próprias mãos e faz sexo à treis...


A escolha dos roteiristas pode causar certa repulsão, não à toa.  Eles não são apenas os roteiristas de Jogos Mortais, mas também de Piranhas 3D! Jogos Mortais 1 e 2, são bons, o 3 é mais ou menos, mas a coisa fica ruim e enrolada mesmo a partir do quarto, justamente o que foi roteirizado por Patrick e Marcus, que escreveu também o quinto, sexto e último filme da franquia. Mas por outro lado, eles estão escrevendo atualmente o roteiro do filme Pacific Rim, novo longa de Guillermo del Toro que terá cenas de confrontos colossais...

Sobre a adaptação do game, os roteiristas divulgaram boas notícias: Eles contarão a história de Kratos desde o início, explicando o seu passado e como ele se tornou o vingativo fantasma de esparta.

"Quando o personagem for apresentado no filme - assim como estão fazendo no novo game (God of War Ascension), que é uma espécie de prelúdio do original - vamos vê-lo antes de se tornar o Fantasma de Esparta, quando ele era apenas um soldado espartano e tinha uma família e filhos. Antes, ele será mortal e terá uma família. Vamos descobrir sobre o personagem ao longo de 30 minutos de filme, para explicar como ele se tornou o Fantasma de Esparta", afirmaram os roteiristas.

"Assim como a interpretação de Christopher Nolan para Batman, nós estamos tentando fazer o mesmo com Kratos", também revelaram.


Bom, os roteiristas já estão definidos e logicamente o próximo passo será achar um diretor. Eu pensei em Peter Jackson, pois a grandeza e excelência de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" é exatamente o que um filme do God of War precisaria. Zack Snyder também seria uma boa aposta já que ele já está acostumado com filmes sobre espartanos... Mas eu gostaria muito também se meu diretor favorito, o Spielberg, pegasse esse projeto, acho que só ele, com sua maestria e detalhismo, faria o filme perfeito do careca sanguinário, quem sabe né?

E antes de vermos quem seria o ator ideal para encarnar Kratos, eu queria comentar como seria bacana e perfeito se Ian Mckellen interpretasse Zeus. Este ator é ninguém menos que o Magneto e o Gandalf, mas quem disse que ele tem que parar por aí?  Não vejo nenhum outro ator melhor que o Ian para viver Zeus nesta superprodução que será o filme de God of War!

Ian Mckellen como Zeus Gandalf, em O Senhor dos Anéis

E para viver o grande vilão do filme, Ares, ninguém melhor que Joe Manganiello. Seus cabelos e barba negros, assim como essa cara de mal que ele tem, é a perfeita personificação do deus da guerra da mitologia grega! Pra quem não conhece, ele é o Alcide de "True Blood" e recentemente fez o filme de strippers "Magic Mike".


Agora sim vem a tarefa mais difícil, escolher o ator ideal para interpretar o protagonista do filme, Kratos! Vamos analizar as possibilidades.

1) Bill Goldberg. Ele é um lutador de WWE e já atuou em filmes bem chinfrins como "No Corredor da Morte 2", "Soldado Universal - O Retorno", "Golpe Baixo" e também interpretou um papai noel do mal no filme "Uma Noite de Fúria" (q eu morro de curiosidade para ver)! Apesar da incrível semelhança física entre Bill e Kratos, é inegável que com este curriculum, o ator dificilmente seria convidado para viver um personagem tão importante quanto Kratos. Até porque ele também não tem capacidade e talento para interpretar o fantasma de esparta, mas que eles são parecidos, são!



2) Nathan Jones. Outro lutador de WWE incrivelmente parecido com Kratos. Jones apenas fez rápidas participações em filmes como "Tróia", "O Protetor", "O Mestre das Armas" e "Os Condenados". Na mesma situação de Goldberg, Jones também dificilmente seria cogitado para o papel, mas sua semelhança com o personagem impressiona.

Nathan Jones em "Tróia"


3) Steve Austin. Ele protagonizou o filme "Os Condenados" e fez também "Os Mercenários, entre outros, mas acho que ele também não conseguiria sustentar o personagem...


4) Dominic Purcell. Ele é o cara do Prison Break, mas é mesmo pela sua maldade no papel do sanguinolento Drácula, de Blade Trinity, que vemos que ele seria uma boa opção para interpretar Kratos, além de ser muito parecido fisicamente com personagem.


Dominic Purcell como Drácula

5) Vin Diesel. Todos conhecem, mas esse cara não é bom ator e é um tanto sem graça vamos combinar! Não conseguiria interpretar bem um personagem tão forte como o Kratos, em minha singela opinião.

Vin Diesel em uma imagem à lá God of War de Riddick 3


6) Dwayne Johnson (The Rock). Outro que, assim como Vin Diesel, é muito pedido pela internet para viver Kratos. Corpo bombado e careca ele já tem, em Velozes e Furiosos 5, até a barbixa tá igual. Se ele se esforçar e não deixar a desejar na atuação, ficaria perfeito no personagem.

The Rock em "Velozes e Furiosos 5"

6) Djimon Hounsou. Ele é muito bom ator, já foi até indicado ao Oscar por "Diamantes de Sangue" mas aparentemente não se parece em nada com Kratos. Eu nunca pensaria em pôr ele nesta lista se não houvesse aquele boatos de que ele faria o Kratos. Tudo bem que no início do jogo, Kratos era moreno (mas não negro como o Djimon) e depois que as cinzas de sua mulher e filha são anexadas ao seu corpo, Kratos fica branco. Efeitos especiais podiam resolver a questão do tom de pele, mas iria ficar assim o filme inteiro?? Sei não...


7) Gerard Butler. Ele já viveu um espartano antes no cinema, com uma cicatriz no rosto igualzinha a de Kratos, inclusive. Basta dar uma encarecada e malhar mais um pouco e ficaria quase perfeito para viver o personagem. Só acho, sei lá, que o formato do rosto dele não se parece com o de Kratos. Bastante famoso, ele tem grandes chances de ser cogitado para o papel, coisa que seria até aceitável.


8) Mas o meu preferido mesmo para interpretar Kratos é o Tom Hardy! Ele fez "Guerreiro", "A Origem", “Rock n´Rolla”, “Bronson” e é mais conhecido por interpretar o vilão Bane recentemente no novo filme do Batman, papel para o qual ele ficou careca... Eu sou fã do Tom porque ele é um ótimo ator, se vocês verem a fúria dele no filme "Guerreiro" também achariam uma ótima ideia cogitarem ele para um papel.

Bane

Tom Hardy em "Guerreiro"

E eu não sou o único que está querendo ver Tom Hardy encarnando o fantasma de esparta, não! Achei na internet este poster feito por um fã, que também escolheu Tom para o papel e sugeriu Zack Snyder, para dirigir o longa.

Poster fake do filme de God of War. Ficaria melhor se Kratos estivesse olhando para o Olimpo, ao fundo, como se ele estivesse indo para lá destruir todos os deuses. Mas tá legal para um poster fake :)

Mas e você, caro leitor, quem você escolheria para a direção e elenco do filme de God of War???

Tifão

Gaia, a Terra, para vingar a derrota de seus filhos titãs na luta contra os deuses, uniu-se a Tártaro, as trevas abismais, gerando Tifão (ou Tífon). Ao perceber que estava grávida, aproveitou e transformou seu ainda não nascido filho em uma semente e deu a Hera, que sem suspeitar de nada plantou a semente no jardim do Olimpo. Quando Tifon surgiu todos os deuses fugiram apavorados para o Egito (razão pela qual esse povo dava aos seus deuses configurações zoomórficas e tinham seus animais como sagrados). Apolo tornou-se um falcão (Hórus), Ártemis uma gata (Bastet), Dioniso um bode (Osiris), Hefesto um boi (Ptah) etc. Apenas Atena teve coragem de permanecer na forma humana.

Eles tinham motivos para sentir tanto medo. Tífon era tão grande que sua cabeça tocava os astros celestes e suas mãos iam do Oriente ao Ocidente. As vigorosas mãos desse gigante trabalhavam sem descanso, e os seus pés eram infatigáveis; sobre os ombros, erguiam-se as cem cabeças de dragão, de cada uma se projetava uma língua negra e dos olhos das monstruosas cabeças jorrava fogo; o monstro emitia mil sons inexplicáveis e, por vezes, tão agudos que os próprios deuses não conseguiam ouvi-los; ora o poderoso mugido de um touro selvagem, ora o rugido de um leão feroz. A monstruosidade de Tífão superava a de todos os outros filhos de Gaia e nunca se havia visto antes um monstro tão gigantesco e horrendo quanto ele.


Zeus vs Tifão

Zeus, irritado com a própria covardia, volta a sua forma original e enfrenta o gigantesco inimigo. Zeus atingia Tifão com seus raios, mas este consegue derrubá-lo e utiliza uma foice para arrancar as veias principais de Zeus, o deixando inconsciente e conseguindo, assim, roubar os seus raios. Os raios e as veias de Zeus foram confiados a Delfim - um dragão que habitava a Cilícia. Tífon arrasta Zeus para uma caverna e o prende, pedindo para que a monstra Delfina o vigie enquanto Tifon sai a procura dos outros deuses.

Mas Hermes, junto com Pã, conseguiu libertar Zeus assustando Delfina (pois Pã é o deus do pânico). Hermes acha as veias de Zeus e as costura, entregando ao deus também os seus raios. De posse novamente de seus poderes, Zeus força Tifão a fugir para o monte Nisa onde as Parcas dão-lhe de comer, pois estava esfomeado, frutos que lhe diminuem a força. Ainda em fuga chega à Trácia onde pelo tanto do sangue derramado deu nome ao monte Hemos. Ainda perseguido, vai Tifão para a Sicília e depois Itália, onde Zeus, concentrando todas as forças, fulmina todas as cabeças do monstro que cai sobre a terra com estrondo. Zeus prende Tifão no monte Edna, onde o monstro continua a lutar pra se libertar, sacudindo toda a ilha com os terremotos. Suas chamas ainda saem através da montanha e é o que os homens chamam de erupção vulcânica.

Junto à esposa Equidna, Tifão foi pai de vários dos terríveis monstros que povoam as aventuras de heróis e deuses, como o Leão de Neméia, a Hidra de Lerna, a Quimera e Cérbero.