quinta-feira, 28 de Julho de 2011

Casos Reais de Possessão Demoníaca


A posseção demoníaca é algo triste, polêmico e assustador. No qual um indivíduo é possuído e controlado involuntariamente por um demônio. Já o exorcismo designa o ritual executado por uma pessoa devidamente autorizada para expulsar os espíritos malignos (demônios) de outra pessoa que acredite estar num estado de possessão demoníaca.

Muitos não acreditam em nada disso, acham que os possuídos não passam de loucos, doentes mentais. Mas é difícil achar explicação para tantos casos existentes por aí e de vez em quando um ritual destes é exatamente o que a pessoa precisa

Como eu acho o assunto bem interessante, resolvi fazer um post mostrando a vocês os casos mais conhecidos de possessão demoníaca de que se tem notícia. Tome coragem e confira:

"Robbie Manhein"


O filme "O Exorcista" (1973) foi inspirado em um caso real, não envolvendo uma garotinha de 12 anos, mas um menino de 13. Até hoje, ninguém sabe o seu nome real. Ficou conhecido como Roland Doe (algo como "sicrano de tal" em inglês) ou Robbie Manhein, pseudônimo dado pelo escritor Thomas Allen, em seu livro Possessed. Ele nasceu em 1936, em Cottage City (EUA),  numa família luterana e muito religiosa. Era muito apegado a sua tia Herriet, que era fascinada com o mundo espiritual e gostava de mexer com a tábua de Ouija (o equivalente a nossa brincadeira do copo). Quando ela morreu, em 1949, o menino tentou contatá-la usando o tabuleiro, o que teria atraído o demônio.

Ele começou a ouvir barulhos estranhos, objetos levitavam e camas se moviam quando o garoto estava nelas. Palavras como "hell" (inferno) e "evil" (mal) apareciam inexplicavelmente em sua pele, além disso, Robbie urinava e defecava em qualquer lugar e sua voz estava macabramente alterada. Um pastor luterano tentou realizar o primeiro exorcismo. Depois, veio um sacerdote da Igreja Episcopal. Quando ambos falharam, a família apelou para padres jesuítas. Pelo menos quatro se arriscaram. Violento, o menino quebrou o nariz de um deles.

Depois de cerca de 30 rituais em 2 meses, os padres acharam que tinham vencido o capeta. Um barulho muito forte como um trovão ou o disparo de uma arma ecoou pelas paredes do quarto. O garoto então teria declarado: "acabou, acabou". Apesar de tudo, Robbie teve uma vida normal: casou-se, foi pai e avô.
 
Clara Germana Cele
 
Nascida na África do Sul em 1890, foi parar ainda bebê num orfanato católico da cidade de Natal. Foi batizada pelos religiosos que cuidavam do lugar, levando uma vida normal até os 16 anos, quando o bicho começou a pegar, literalmente! Acontecimentos inexplicáveis começaram a afetar a garota e as pessoas que conviviam com ela. Mais tarde, ela viria a confessar a um padre que fez um pacto com Satanás (por motivos que até hoje não estão claros) e que essa teria sido a causa de seu tormento.

Segundo as freiras do orfanato, clara tornou-se incontrolável e passou a demonstrar força descomunal. Era capaz de agarrar as religiosas e jogá-las longe ou então dava surras terríveis nelas. Seus gritos assustadores pareciam o de um bando de animais selvagens, de acordo com as freiras. Mesmo com pouca educação formal, Clara desenvolveu a estranha capacidade de entender várias línguas, como francês e polonês. Também teria demonstrado clarividência, sabendo segredos e pecados de pessoas com as quais nunca tinha tido contado. Há relatos até de que teria levitado.

O ritual de exorcismo foi conduzido pelo padre Erasmos e pelo diretor espiritual do orfanato. Conta-se que, ao receber água benta, a moça recobrava a consciência momentaneamente. Clara chegou a tentar estrangular um dos sacerdotes com a estola que ele usava. Após dois dias de trabalho, os padres conseguiram esconjurar a entidade, o exorcismo foi um sucesso.

Anneliese Michel

Anneliese Michel serviu como base para o longa "O Exorcismo de Emily Rose" mas a história sofreu várias adaptações. Enquanto, na ficção a protagonista era americana, anneliese nasceu em 1952 em Leiblfing, na Baviera, região mais católica da Alemanha e terra natal do papa Bento XVI. Ela e toda sua família eram muito religiosos.

Na adolescência, Anneliese começou a ter fortes convulsões e foi diagnosticada com epilepsia associada à esquizofrenia. Iniciou-se um tratamento intensivo, que durou um ano. Supostamente  recuperada, Anneliese  completou o segundo grau, e ingressou numa universidade, mas os estudos foram interrompidos.


Anneliese Michel  começou a ter visões assustadoras de faces demoníacas enquanto, ajoelhada, dedicava uma prece ao Senhor. Vozes invadiam os seus ouvidos com promessas terríveis, dizendo que ela queimaria para sempre no inferno. As vozes e visões demoníacas se tornaram cada vez mais constantes e opressoras. Anneliese assumira um comportamento agressivo. Consta que a moça  “insultava, espancava e mordia os outros membros da família, além de dormir sempre no chão e se alimentar com moscas e aranhas, chegando a beber da própria urina. Anneliese podia ser ouvida gritando por horas em sua casa, enquanto quebrava crucifixos, destruía imagens de Jesus Cristo e lançava rosários para longe de si. Ela também cometia atos de auto-mutilação, tirava suas roupas e urinava pela casa com freqüência”. Frustrada, a família de Anneliese se revoltou contra os médicos e os remédios, já que, aparentemente, não faziam efeitos. A família passou então a atribuir a doença à ação do diabo e buscaram o auxílio da Igreja.

Foram 67 seções,  de até quatro horas, durante dez meses, realizadas uma ou duas vezes por semana. Durante as sessões, Anneliese, muitas vezes, “tinha que ser segurada por até três homens ou, em algumas ocasiões, acorrentada”. Argumenta-se que ela “lesionou seriamente os joelhos em virtude das genuflexões compulsivas que realizava durante o exorcismo”.

Anneliese parou de tomar seus remédios e passou a se alimentar cada vez menos. Ela morreu em 1976, dormindo. A autópsia considerou a causa de sua morte por falência múltipla dos órgãos, devido o seu estado avançado de desnutrição e desidratação. Nesse dia o seu corpo pesava apenas 30 kg. A justiça alemã condenou os pais e os padres por homicídio culposo (quando não há a intensão de matar). A pena foi de 6 meses de prisão, mas depois acabou sendo suspensa.

Anneliese teria relatado um no qual  dialogara com a Virgem Maria. A mãe de Jesus teria proposto à jovem a seguinte escolha: liberar-se, em proveito próprio, do terrível jugo demoníaco,  ou continuar imersa no dolososo martírio, mas em nome da fé cristã.  Anneliese teria escolhido a segunda opção, pois assim ela seria um público exemplo de que os demônios existem e de que ele é capaz sim, de exercer toda a sua maldade nas pessoas. Essa escolha serviria de aviso a toda a humanidade de que o demônio existe e que nos ronda a todos, e que e por isso, elas deveriam sempre rezar e jamais perder a fé.

Foto de Anneliese Michel antes da possessão

Esse vídeo tem o áudio do exorcismo de Anneliese Michel. Tem coragem?



E você, caro leitor, acredita em possessão demoníaca?

 Fonte: Revista Mundo Estranho

49 comentários:

Tsu disse...

Gabriel, você deu uma olhada nas outras sessões de cosplay? Tem cada fantasia lá..é de encantar *_*

Sobre exorcismos e possessão demoniaca..olha eu acho dificil de conseguir acreditar, sempre creio que existe uma explicação mais racional...porém...não dá pra ter certeza de nada.
Mas é algo interessante de se pesquisar.

bjs

ianna disse...

Acredito sim.

Claudia disse...

Eu acredito.

Eduardo Marculino disse...

parabéns pelo blog...abraços

daniel disse...

acredito mais tenho muitooooo medo

jeferson guedes disse...

Se eu tivesse la ela era liberta pq eu iria no Nome daquele que Satanas respeita e teme jesus

Satanas 666 disse...

eu vou degolar as suas gargantas depois da um tiro nas suas cabeças

Anónimo disse...

Huum.. Bem interessante esses contos (:
Legal alguem se interessar e aprofundar seus conhecimentos sobre essa questão. Gostei muito, esta de parabéns(:

Anónimo disse...

uma coisa q eu acredito e q existem sim forcas alem de nossa compreencao, eu so sei de uma coisa a maldade e o mal existe e nois vemos a face dela todos os dias, em um assassino um estrupador etc... acompanhei um caso em Pernanbuco de um garoto q foi estrupado e deceparam sua cabeca e ainda fizeram um ritual de macumba com seu corpo isso so pode ser coisa do diabo o mal existe isso eu sei

Anónimo disse...

caramba o vídeo é algo aterrorizante,a voz da garota possuida é pertubadora

Anónimo disse...

Exorcismo é um ritual interessantes e como qualquer outro ritual tem seus pontos questionáveis. Mas se a própria afirma a existência anjos e demônios, considero muito provável a hipótese de possessões demoníacas.
Mas gostaria de saber... Se possessões de demonios existem por que não existem relatos de uma aparição de anjos, arcanjos e seres celestiais?
Mas tenho fé em Deus e é isso que importa.
MUITO OBRIGADO PELA POSTAGEM

Anónimo disse...

não acredito mas ja vi luzes brancas que parecias pessoas mas tava tão drogado que achei que tava louco na terceira vez eu parei de usar drogas. Mas ce tem espiritos deve ter demonios.

Anónimo disse...

Sempre que tiver problemas com sombras ou coisas assim, Tente pronunciar: Protegat Deus Vos Benedictus divinum vi Tersus Loco hoc occumbo Umbra Tuere Loco Isto Contra cogere Obscura. Ande com um crucificio Se necessari contratate alguem profissional.Sit lucem splendescere viam Vestram Meus Amigos

Anónimo disse...

quem não acredita,geralmente não tem coragem nem de ouvir o audio do exorcismo

Anónimo disse...

Ouvi esse audio e nao tem nada de mais DIJASOFIJOFJSDJFODSI

Anónimo disse...

A voz parece screamon. Mas isto realmente existe acreditem vai por mim só quem já andou. Sen deus sabe como e bom ter ele em sua vida

Anónimo disse...

A voz parece screamon. Mas isto realmente existe acreditem vai por mim só quem já andou. Sen deus sabe como e bom ter ele em sua vida

Anónimo disse...

Isto realmente e foda já sentir a presença do mal quando vc está durmindo vc acorda e tenta c mexer e não conseg. Vc senti q tem uma pessoa. Só que apertando o seu pescoço

Anónimo disse...

Interessante ...eu acredito sim ..e o último comentario antes do meu descreve exatamente o q me acontece...

Anónimo disse...

Até pouco tempo não dava atenção a estas coisas. "Casei" com uma jovem "testemunha de jeová" e começaram a acontecer coisas esquisitas(ela me agredia,via coisas,falava dormindo apresentando mudanças no tom da voz,dentre muitos outros sintomas de possessão deminiaca/reptil). O complicado é que minha comunhão carnal com ela passou esta influencia(e provavelmente amebas) para mim que passei a sentir agressividade "animal",beber,me masturbar e ler compulsivamente,o corpo embora exausto a mente estava um turbilhao e eu não conseguia dormir a noite durante muito tempo. Tinha pesadelos sempre o mesmo horaria(02:00) todos os dias,Após beber e apagar eu saia durante a noite inconsciente e ficava andando pela rua de forma compulsiva e as vezes atrás de sexo. Pela manha acordava em casa nu, e as vezes com pequenos lapsos de memória. É extremamente desagradavel ter o corpo controlado esternamente. Creio que está passando o efeito já que parei o sexo com a jovem que certamente foi o veiculo(ela passa por possessões) e estou me recuperando de cabeça erguida porquê não podemos nos culpar por coisas que não sabemos. Sempre lutei contra e acho que não foi uma possessão completa porquê não fui ridicularizado nem me envolvi em humilhações sexuais que creio,era planejado para acontecer. Lembro que fui agredido fisicamente bebado mas não me incomodo porquê engana pela midia e sociedade trilhei um caminho de violencia e acho que a agressão foi importante para limpar minha consciencia e mostrar o quão prejudicial a violencia e para as pessoas e nada justificavel como é vendido nod filmes. ( danielibope@hotmail.com)

Anónimo disse...

Sou autodidata. Estudei bastante o assunto. Não fui a médicos em busca de tratamente e também não fui a igreja. Durante minha experiencia propria(espero que tenha acabado pois estou apos 2 turbulentos anos me sentindo melhor) pude constatar que a influencia malevola dependia de "coisas que eu ja tivesse an rotina ou curioso/interessado como por exemplo se eu bebe passo a beber mais,se eu me masturbo... e etc. No meu caso acho que não foi uma possessão completa porquê minha moral não foi quebrada,só era acionada quando eu estava totalmente bébado e porquê estou agora muito mais consciente de mim proprio e do mundo. Notei tambem que o alcool me desliga dos meus niveis mais altos de consciencia por aproximadamente 3 dias e meio apos ingestão. São três dias inconsciente,dá para acreditar? Pura verdade acredite ou não. Por isso agora não uso mas alcool,abomino violencia e apaguei da mente a valorização do sexo que é não mais que uma arma de escravização. Durante meu periodo próximo a jovem das possessoes eu senti que a entidade ou entidades que operam através dela queriam que eu me envolvesse em experiencias baixas como estupro,pedofilia e perverssões sexuais. Tudo armado e incentivado por "eles". Jogam sujo. Muito sujo. Conclui que o importante e seguir sua intuição e consciencia e fazer o que sentir ser certo no seu coração/intuição. Boa sorte a todos. Não e facil mas é possivel. (danielibope@hotmail.com)

gatinho disse...

eu acreditoo em tudo que eu nao vivii ainda bem que meu Deus e grandiozoooooo e nao de mal vai aconte se a miiii goriaaaa

Anónimo disse...

eu acredito em demonios,adorei este post, se puder faça outros, obrigado.

Anónimo disse...

Bom eu acredito em possesao, eu ja tive minha experiencia de possesao...
Foi num domingo estavamos bebendo ate q eu perdi a consciencia e por alguns instantes veio um lapso de consciencia e qund me vi naquela situaçao brigando com uma faca na mao ate q novamente n lembro de nd, as unicas coisas q vem na memoria e q foi minha mae com um terço na mao rezando e eu corri em cima dela e quebrei e ainda enforquei minha mae quase eu a mato, foi qundo chegou um rapaz da igreja e começou a fazer tipo um exorcismo, ele me perguntava quem eu era no caso o demonio q estava me possuindo, ele dizia q era Lucifer, essa e a primeira vez q conto.isso, eu so lembro de poucas coisas alguns flash de memoria e do q minha familia me contou depois de um tempo... eu ja havia sonhado com demonio me perseguindo... Bom isso e meu relato e foi uma experiencia desagradavel, por fiquei de cama 3 dias e 3 noites parecia q um caminhao tinha passado por cima de mim... Ass: NR

Anónimo disse...

acredito um pouco pois jesus expulsou demonios

Anónimo disse...

São sintomas de paralisia do sono. Eu também passo por isso e é assustador...

Anónimo disse...

Quando leio a respeito do assunto, tenho esta certeza também, faltou usar o Nome de Jesus somente, já presenciei várias situações, até com parentes, sei q não era fingimento, e qdo foi repreendido em Nome de Jesus, todos os demônios foram embora!!!!

Gabriel França disse...

Gente, e que tipo de padre NÃO usaria o nome de cristo durante um exorcismo, é claro que eles usaram, só q mesmo assim não adiantou muito...

Monique Souza disse...

Não acreditava muito nessas coisas de demônio e talz, mais até que uma amiga me falou que na bíblia está escrito que o diabo existe, ainda ela dizendo isso, eu ficava em duvida,"meio desacreditada" E o filme que eu assisti que o padre dizia: o diabo é que nem um ladrão numa noite, ele com certeza não irá acender as luzes pra mostrar que está lá, prefere ficar em oculto. Ele não mostrará sinais pra você acreditar nele (pode até mostrar) por que em oculto facilita pra ele.
(nome do filme: O ritual) E eu entendi que não importa se você não acredita no diabo, por que essa é uma vantagem pra ele a sua suposta anti-crença (ou seja como isso se pronuncia hehe). Vendo esses relatos filmes e etc eu fico acreditando. Mais pra ser 100% a pessoa precisa ver pra crer né.

Anónimo disse...

Tem uma pessoa aqui que disse que teve experiência com possessão demoníaca, tá, pode até ser verdade (Só Deus sabe) mais no comentário fala sobre o demônio que entrou no seu próprio corpo chamado "lucifer" e bláblábláblá.
Eu posso não ser uma sábia da palavra de Deus mais pelo que eu sei, lucifer era um nome de um anjo que virou demônio, então esse nome, lucifer, não tem como ser de um demônio por que já foi de um anjo. Oia como se pega uma pessoa na mentira!!! Agora se isso é verdade ou não como eu já disse só Deus sabe, mais
LEMBRETE IMPORTANTE:::::: diabo é o pai das mentiras #É ISSO#

Marina ♪ disse...

Tem como dizer a edição da revista que vocês olharam isso?

Gabriel França disse...

Mariana só sei te dizer que é a de agosto de 2011, espero ter ajudado ;)

Anónimo disse...

eu nao acredito que padre fassa exorcismo e nem o papa a coisa para quem viu como eu e´ muito seria nunca brinque nem fassa ganhos com isso ou vai se arrepende o mal chegara a tua porta

Anónimo disse...

eu nao acredito que padre fassa exorcismo e nem o papa a coisa para quem viu como eu e´ muito seria nunca brinque nem fassa ganhos com isso ou vai se arrepende o mal chegara a tua porta

Anónimo disse...

eu nao acredito que padre fassa exorcismo e nem o papa a coisa para quem viu como eu e´ muito seria nunca brinque nem fassa ganhos com isso ou vai se arrepende o mal chegara a tua porta

Anónimo disse...

O mal existe e é real...o Papa Francisco declarou isso a poucos dias.As pessoa acham que tudo é estória.Infelizmente não é...existem muitos casos de opressão demoniaca que é bem diferente de possessão.
Para quem tem interesse pelo assunto sito alguns livros "Summa Demôniaca"Pe.José Fortea(Ed.Palavra e prece) tem vários relatos de casos onde um exorcista foi chamado.
Também o livro "O ULTIMO EXORCISTA"Pe.Gabrielle .
Amorth(ed.Eclesiea)
Já estive presente em momentos de oração de libertação e um exorcismo.
Posso afirmar é real.
NUNCA,NUNCA...busque contato com situações que te exponha a ação do demônio.
Ele é cruel a bíblia afirma "o diabo veio para matar, roubar e destruir..." e ele não faz jus a essa fama.
Já li muitos livros a respeitos porém esses são os melhores.Cito também "Relatos de um exorcista"Pe.Gabriele Amorth todos são exorcistas oficias do vaticano.
Boa leitura e "Ao nome de Jesus todo joelho se dobra no céu, na terra e nos infernos e toda língua proclama par a glória de Deus pai que Jesus Cristo é o senhor".

Luis Eduardo disse...

como ajudar uma pessoa que passou por possessao?

luis victor alves de oliveira oliveira disse...

Pessoal tudo que aconteçe no plano fisico tem uma explicação racional, nada foge das leis da natureza, existem coisas que o ser humano ainda ha de descobrir, mas nada que foge da logica. O ser humano é o unico ser que raciocina, logo produz frutos imaginarios que originam se na sua mente, a tendencia do ser é evoluir e não retroceder...porem ha aqueles que insistem em fazer o mal achando que ganharão poderes etc...usemos a logico desde quando ascender uma vela e matar um frango fara mal a outra pessoa? Tudo depende do que colocamos dentro de nossa mente e ali produziremos reações que afetarão nosso corpo fisico, lembrem se "nada aconteçe ao homem sem que ele tenha dado causa aquilo"...lei da ação e reação. Se Nosso corpo é uma materia nela possuimos uma energia chamada espirito, alma, etc, não tem como uma outra energia ocupar o mesmo espaço de nossa energia, foge da logica, pois nossa mente é comandada pelo nosso eu interior que esta enraizado no nosso sub consciente, e isso é a nossa personlidade alma, sendo assim ficaria impossivel um espirito entrar em nosso corpo ou mente e dominar nossos corpos e etc. pois ja nascemos com uma identidade em nossa mente, se essa identidade sair do corpo ou perder o controle dele, morremos! Espero que tenham me entendido. Abraços.

luis victor alves de oliveira oliveira disse...

Comentando sobre o que a Monique Souza disse, esclareço que, sim, o mal existe, e na biblia diz que Lucifer existe tambem, porem na verdade devemos pesquisar o que lucifer quer da humanidade, a intenção dele não seria fazer o mal, porque o homen ja se corrompeu aqui na terra criando o mal, podemos ver que não ha necessidade dele ter que fazer o mal, não é um demonio que mata e rouba mas sim o proprio ser humano, ele faz isso por propria vontade, ou interesses pessoais, e não porque estava possuido ou o demonio estava soprando em seu ouvido...rsrs...senhores... lucifer não é um demonio e sim um anjo de luz, caido, porem sempre sera um anjo de luz, sendo assim ele pode se aprensentar como um anjo bom, é ai que esta a diferença entre anjo de luz e anjos celestiais... lucifer odeia os seres humanos e tem nojos de nós ele jamais possuiria um ser humano, e como eu ja havia dito antes é impossível uma entidade dominar um corpo que nos pertence, um presente de Deus. Demônios são criações de lucifer, e lucifer não é um demonio e sim um anjo caido, eu discordo de tem que ver para crer, afinal não vemos o oxigenio que respiramos mas acreditamos nele, não vemos Deus mas sentimos a presença dele. E finalizando meu comentario a respeito de possessão, eu aprendi que o corpo humano é o templo da alma, um templo sagrado de Deus, sendo assim aquilo que é sagrado mal nenhum se manifesta, mas ha aqueles que sujam seus templos divinos, pois se o ser humano soubesse que o seu corpo é um templo sagrado, cuidaria mais dele.

Anónimo disse...

Tem Como Degolar Outra Coisa? Eu Acho Que So A Garganta Neh...

Anónimo disse...

ISSO ES VERIDICO. É REAL NAS BIBLIA CONTA QUER OS DEMONIOS ENTRA NAS PESSOAS. OU INVOCADO OU FAZENDO ESPIRITISMO... O QUER CHAMA MASI É O JOGO DO OUIJA OU AKUMA. EU ACREDITO EN TUDO. ATE DO SLENDER MAN QUE É O PROPRIO DIABO DISFARÇADO

marcos vinicius rodrigues da silva disse...

eu escuto vozes me dizendo pra mim contar até dez varias vezes quanto eu passo nas portas quando eu vou dormir eu escuto uma voz dizendo para separar minha sandalia uma da outra ele também diz se eu não contat até dez ou não fazer as coisas que ele mandar vai matar alguém da minha familia

marcos vinicius rodrigues da silva disse...

eu escuto vozes me dizendo pra mim contar até dez varias vezes quanto eu passo nas portas quando eu vou dormir eu escuto uma voz dizendo para separar minha sandalia uma da outra ele também diz se eu não contat até dez ou não fazer as coisas que ele mandar vai matar alguém da minha familia

Anónimo disse...

Demonios,anjos,entidades, deuses e mais, tudo isso é real não tem como dizer que é mentira pois á pessoas que já presenciaram isso como eu. Não se deiche enganar q apenas demonios são ( maus ).Já pensou que anjos querem que você morra?
Não sigo papa algum, mais sim Deus apenas ele pois é idiotice falar que não tem esse tal Deus, porque se apenas uma desas coisas são reais todas as outras são ou podem ser.
Para aqueles que nunca viram algo assim torça para nunca ver pois a maioria fica paranoico.

Anónimo disse...

Eu acredito em manifestação já presenciei uma...... a do meu proprio irmão, era legião. Mas creio que pessoas possão ser libertas pelo santo nome de JESUS

O primeiro. disse...

Eu tive varias experiencias sobre naturais, entre os anos de 2009 e 2013.
Cheguei a ir parar dentro de uma igreja, sem saber como, onde queimavam incenso a Baal. E o referido Deus se fez presente na forma de um gigante invisível. Enquanto ele se aproximava, eu ouvia os seus passos, o chao da igreja tremia e os bancos se afastavam....

Anónimo disse...

eu nao acreditava nisso até começar a acontecer com meu próprio irmão. E agora estou aqui procurando respostas e relatos reais. estou muito confuso. e tenho medo de acontecer algo muito grave com essas manifestações que ocorrem com meu irmão.

Anónimo disse...

bom minha avo mts vezes ja foi possuida então eu acredito pq ja vi com meus propios olhos

Anónimo disse...

bom minha avo mts vezes ja foi possuida então eu acredito pq ja vi com meus propios olhos