domingo, 15 de julho de 2012

O Toque de Midas

Certa vez Dionísio, deus do vinho, deu por falta de seu mestre e companheiro fiel, Sileno. O velho andara bebendo como sempre e, tendo perdido o caminho, foi encontrado por alguns camponeses que o levaram ao seu rei, Midas. Midas reconheceu-o, tratou-o com hospitalidade, conservando-o em sua companhia durante dez dias, no meio de grande alegria e fartura.

No décimo-primeiro dia, o rei levou Sileno de volta e entregou-o são e salvo a Dionísio. A alegria do deus ao reencontrar Sileno foi enorme e, para comemorar, ele deu uma festa regada a muito vinho e cantoria. Quando as danças finalmente cessaram, Dioniso disse que desejava agradecer a Midas e propôs satisfazer qualquer desejo do rei, qualquer um. O ambicioso Midas, mesmo já sendo muito rico, pediu que tudo em que tocasse imediatamente se transformasse em ouro. Dionisio consentiu, embora pesaroso por não ter ele feito uma escolha melhor.

Midas seguiu caminho, alegre com o poder recém-adquirido que se apressou a experimentar. Mal acreditou nos próprios olhos quando tocou numa simples mesa de madeira, que se transformou em ouro maciço. Segurou uma pedra; ela mudou-se em ouro. Pegou um torrão de terra; virou ouro. Colheu um fruto da macieira; e parecia até que ele havia furtado do jardim das Hespérides. Maravilhado, Midas ficou frenético. Saiu tocando em tudo o que estava a seu alcançe. Em pouco tempo, tudo quanto era enfeite, móvel, as próprias colunas do prédio, as árvores do jardim... Ouro puro, brilhante, cintilante. De longe dava para ver o palácio de ouro de Midas, faiscando sob os raios do sol.

Sua alegria não conheceu limite e Midas ordenou aos criados que servissem um magnífico banquete para comemorar. Então verificou, horrorizado, que, se tocava o pão, este enrijecia em suas mãos; Carne, frutas suculentas, queijos deliciosos... se levava qualquer comida à boca, seus dentes não conseguiam mastigá-la. Chamou os empregados para ajudá-lo, mas todos se afastavam dele. Quando sua filha chegou ao palácio e, sem saber de nada, o enconstou, também se transformou em ouro, para desespero de Midas.

Então Midas, angustiado de fome e solidão, agora detestava o dom que tanto cobiçara. Começou finalmente a refletir e percebeu que o poder que ele escolheu o condenava a uma morte rápida. Apavorado, ergueu os braços numa prece a Dionísio e, chorando, implora ao deus para que o livrasse daquela destruição fulgurante. Dionísio, divindade benévola, o ouviu e consentiu. "A água corrente desfaz o toque ", disse-lhe Dioniso,"mergulha o que tocastes num rio, e os objetos em que tocaste voltarão a ser o que eram". Midas correu a cumprir o que dissera o deus do vinho e, com a água do rio Pactolo, que colheu num jarro, foi banhando todos os objetos em que tocara, restituindo-lhes a natureza primitiva, a começar pela própria filha, que ele, então, pôde abraçar sem perigo de torná-la de ouro. Dizem que Midas, ao se abaixar para colher a água na margem do rio, tocou na areia com as mãos e que, por isso, até hoje, as águas do rio Pactolo correm sobre areias douradas.


Depois de uma aventura tão desastrosa, Midas devia ter aprendido a ser mais cuidadoso com os deuses, mas não aprendeu e meteu-se em outra enrascada. Depois dos acontecimentos com seu toque de ouro, Midas passou a odiar a riqueza e o esplendor e mudou-se para o campo, onde passou a cultuar Pã, o deus da natureza. Certo dia, Midas ousou afirmar que a flauta tocada por Pã era muito mais melodiosa do que a harpa tocada por Apolo. Quando o deus da música soube disso ficou furioso e castigou aquela afronta fazendo as orelhas de Midas crescerem longas e peludas, como as orelhas de burro. Para ocultá-las, o rei colocou na cabeça um turbante.

Depois de um ano, o cabelo do rei tinha crescido tanto que ele precisou chamar um barbeiro ao palácio. Com ar ameaçador, Midas conduziu o homem a uma sala sem janelas e fechou a porta com chave. Quando tirou o turbante e deixou as longas e peludas orelhas à mostra, o barbeiro ficou muito surpreso com o que viu, mas Midas avisou-o que aquilo era segredo e o ameaçou caso contasse para alguém. O barbeiro então começou a trabalhar com suas tesouras como se nada notasse de diferente.

Porém, pouco a pouco aquele segredo começou a pesar tanto para o pobre barbeiro que ele acabou ficando mais infeliz do que o rei orelhudo. Precisava contar aquilo para alguém, dividir aquele peso insuportável, aliviar sua mente, mas temia ainda as ameaças do rei. Continuou a sofrer até que um dia teve uma inspiração. Afastou-se o máximo que pôde da cidade e, lá longe, na curva deserta de um rio, cavou um buraco na margem, ajoelhou-se na areia úmida e sussurrou dentro do buraco três vezes: "O rei Midas tem orelhas de burro".

Aliviado, repôs a terra cuidadosamente, cobrindo assim as perigosas palavras que tinha proferido e retornou em silêncio para casa. Mas bem ali, naquele ponto onde cavou o buraco, algum tempo depois nasceu uma planta que, na primavera seguinte, quando o vento agitava suas hastes flexíveis, estas faziam um barulho que parecia reproduzir o segredo que tinha sido confiado à terra: "Midas tem orelhas de burro". O vento espalhou aquele segredo por todo o reino. Logo, ouvia-se falar até na cidade e depois de algumas horas, todo mundo falava sobre as orelhas do rei e davam muitas risadas sobre o caso. O pobre Midas caiu no ridículo e passou a viver para sempre trancado em seu palácio, lamentando, mais uma vez, não ter tido prudência e bom senso. Mas já era tarde.

17 comentários:

  1. Já tinha ouvido essa história qnd era mais nova.Eu faria o mesmo pedido só que com algumas alterações :)

    ResponderEliminar
  2. Grande Gabriel, como vai parceiro?
    Que Post em?
    Fico admirado em ver como você gosta da mitologia Grega cara, muito legal isso...

    Ótimo Post, Parabéns...

    Abração

    ResponderEliminar
  3. Hey there! Quiсk question thаt's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when browsing from my apple iphone. I'm trying to finԁ
    a theme or plugіn that might be able to coгrect this issue.
    Ιf you have any гecommenԁations, plеasе share.
    Chеers!

    Here is my ωeb-site ... V2 Cigs Review

    ResponderEliminar
  4. Gгeetings frοm Ohiо! I'm bored to tears at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I enjoy the info you present here and can't wait
    to take a look when I get home. I'm shocked at how fast your blog loaded on my phone .. I'm not eνen using WІFI, just 3G .
    . Anyhoω, amazing blοg!

    My blog post; click the next document

    ResponderEliminar
  5. Nice blog here! Alѕo уour site lοаds
    up νeгу fast! What host аrе you the usage of?

    Cаn I get yоuг affiliate linκ to your host?

    I want mу sіtе loaded up as quickly as yоurs lol

    Alsο viѕit my site: social.2Dtg.com.br

    ResponderEliminar
  6. Gгeat beat ! I ωoulԁ like tο apprentice while yοu amend your website, how сan i subscribe
    for a blog site? The account aided me a acсeptable ԁeal.
    I haԁ been tiny bіt acquainted of this your broаdсaѕt offered bright сlear ideа

    Loοk into my web site: V2 Cigs Reviews

    ResponderEliminar
  7. Heya і'm for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you helped me.

    my homepage - silkn sensepil

    ResponderEliminar
  8. I beliеve that method is thе best aspeсt evеr.


    My blog рost: http://pianow.com/activity/p/43772

    ResponderEliminar
  9. It is apρroρriate tіme to make ѕome planѕ fοr the future
    and it іѕ time to be happy. I've read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or advice. Perhaps you could write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!

    Have a look at my website: v2 cigs reviews

    ResponderEliminar
  10. I have rеad so many cοntеnt abοut the bloggeг lovers
    howeveг this раragraph iѕ genuinelу a plеaѕant article,
    keep it up.

    Look at my web-sіte - click through the next internet site

    ResponderEliminar
  11. Asκing questions aгe genuinely pleaѕant thing if you are not unԁerstаnding
    anуthing entirely, but this piесe of wrіting gives ρlеasant understandіng yet.



    Heгe is my wеb blοg ... Silk N Sensepil Hair Removal

    ResponderEliminar
  12. Howdу! Would you mind if I sharе уοur blog with my twitter gгoup?
    There's a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

    my weblog - www.derazno.ir

    ResponderEliminar
  13. I started uѕing Green Light up now for more than а mоnth.

    I've been a heavy smoke enthusiast for Thirty five years consuming around Two packs each day average. My mother that I also got Environmentally friendly Smoke with regard to has been using tobacco for the last 65 years!

    Also visit my site wikiruch.pl

    ResponderEliminar
  14. I visited multiple sites but the audiο qualіty for аudiο songѕ present at this web page іs really excellent.


    My weblog :: http://www.maghella.fr/forum/upload/profile.php?id=83525

    ResponderEliminar
  15. Today, I ωent to the beachfront with my chilԁren.
    I found а sea shell and gaνe іt to my 4 year οld
    daughter anԁ ѕaid "You can hear the ocean if you put this to your ear." Ѕhe
    placeԁ the shell to her ear and sсгeamed.

    There ωаѕ a hеrmit crab inѕіde and it pіnсhed her eаr.
    Ѕhe never wantѕ to go back! LoL I know this іѕ completely off
    topic but I haԁ to tell someone!

    Hеre iѕ my page Http://www.sfgate.com/

    ResponderEliminar

O comentário de vocês é muito importante para o blog, mas por favor evitem escrever muitas palavras abreviadas e cheias de erro, de forma a tornar o texto praticamente ilegível, caso contrário, os comentários serão eliminados. E o façam de preferência de forma não anônima. Obrigado pela compreensão e opinião de vocês. Voltem (e comentem) sempre!